Você está lendo...
Ranger Raptor entra para o Guinness após vencer prova com duas rodas
Notícias

Ranger Raptor entra para o Guinness após vencer prova com duas rodas

Piloto britânico Paul Swift conseguiu manejar Ranger Raptor pela menor brecha já registrada no mundo, vencendo o recorde anterior por 1 cm

Rodrigo Tavares, especial para o Jornal do Carro

18 de nov, 2023 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

Filho do piloto Ross Swift, Paul faz acrobacias desde os sete anos de idade
Crédito:Guinness World Records/Divulgação

O piloto britânico Ross Swift completou uma façanha inédita a bordo de Ford Ranger Raptor: um recorde para o Guinness Book, por conseguir passar com a picape em um vão de apenas 88 cm. Nenhuma picape média tem menos de um metro de largura, então a solução foi andar em duas rodas.

Swift, filho do lendário piloto britânico Ross Swift, completou o recorde como parte da comemoração do Dia do Recorde Mundial do Guinness, e bateu o recorde de lacuna mais estreita já percorrida por uma caminhonete, por exemplo. Contudo, o antigo recorde foi batido por apenas um centímetro de diferença.



Publicidade


Segundo Swift, apesar do bom resultado, muitos fatores dificultaram a realização da façanha logo de primeira. Um desses impedimentos era o vento, que constantemente interferia no equilíbrio do carro. Além disso, a escolha de usar uma picape como a Ranger Raptor exigiu recalcular suas estimativas.

A rampa que levantava o modelo precisou ser reforçada, e a suspensão da picape era um desafio a parte, mas a escolha foi proposital. Assim, graças ao longo curso da suspensão, voltada para o off-road, a picape conseguiria suportar várias tentativas, sem danificar componentes vitais como chassi ou alinhamento, por exemplo.

Swift afirmou que já utilizava a Ranger Raptor para algumas outras acrobacias, e que descobriu a robustez do modelo, algo necessário para a tarefa. Vindo de uma família acostumada a quebrar recordes automotivos, Swift detêm os recordes de baliza mais apertada em um carro elétrico, menor tempo fazendo “zerinhos” em uma motocicleta enquanto se estava numa roda só, e o menor tempo para realizar cinco acrobacias automotivas diferentes.


O Jornal do Carro também está no Instagram, confira!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Chevrolet Silverado volta após 21 anos para encarar Ford F-150 e RAM 1500

Deixe sua opinião