A disputa entre as marcas de carros em 2022 começa a ganhar contornos finais com a chegada do último trimestre do ano. A Fiat, por exemplo, já pode começar a planejar a festa, pois dificilmente será superada no ranking de vendas até 31 de dezembro. A montadora italiana do grupo Stellantis acumula 306.079 emplacamentos entre janeiro e setembro. Assim, tem mais de 100 mil unidades de vantagem sobre a General Motors, segunda colocada com 203.671 modelos.
LEIA TAMBÉM
Strada líder, HB20 dispara e Gol despenca em setembro; confira o ranking
A Volkswagen é a terceira colocada em 2022, com 182.403 veículos. E deve permanecer nesta posição porque a GM voltou a emplacar altos volumes da linha Chevrolet Onix e do SUV Tracker. Contudo, daí em diante, há várias disputas em aberto. O quarto lugar, por exemplo, é da Hyundai no acumulado do ano com 138.807 carros 0-km entregues. Mas a Toyota vem logo atrás, com 137.726 modelos. Ou seja, uma diferença de exatos 1.081 exemplares.
Citroën sobe no ranking com novo C3
A lista das cinco marcas que mais emplacaram carros em 2022 está fechada. Entretanto, a disputa pelas demais posições continua em aberto. A Jeep, por exemplo, é a sexta colocada no acumulado até setembro, com um total de 99.021 unidades. No entanto, é seguida de perto pela francesa Renault, que tem 90.268 emplacamentos no período. Mais abaixo, Nissan (41.365) e Honda (40.153) estão matematicamente empatadas.
No acumulado do ano, a Peugeot fecha o “top 10” com 32.586 veículos emplacados. Assim, mantém uma pequena margem para a Caoa Chery, que vem logo atrás com 27.848 unidades. Em seguida vem a Citroën no 12º lugar do ranking. Mas, em setembro, a marca francesa da Stellantis já surge como 10ª colocada, um efeito dos primeiros emplacamentos da nova geração do C3. O hatch compacto acabou de chegar e já tem mais de 1.600 emplacamentos.
Stellantis é a líder do mercado
Entre os grupos automotivos, a Stellantis é o destaque de 2022 e já acumula, dessa forma, uma participação expressiva no mercado brasileiro. Criada logo no início de 2021, a montadora reúne várias marcas. Contudo, por aqui, concentra seus esforços em cinco fabricantes: Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën e RAM. E vai crescer o time neste mês de outubro, com o início das vendas do Pulse Abarth, modelo que vai, então, relançar a marca esportiva da Fiat no País.
Ranking das marcas em setembro
- 1º) Fiat – 38.922 (21,6%)
- 2º) General Motors – 29.297 (16,2%)
- 3º) Volkswagen – 26.154 (14,5%)
- 4º) Hyundai – 16.336 (9,1%)
- 5º) Toyota – 14.972 (8,3%)
- 6º) Renault – 12.734 (7,1%)
- 7º) Jeep – 10.907 (6,1%)
- 8º) Honda – 6.153 (3,4%)
- 9º) Nissan – 4.432 (2,5%)
- 10º) Citroën – 3.986 (2,2%)
- 11º) Caoa Chery – 3.764 (2,1%)
- 12º) Peugeot – 3.072 (1,7%)
- 13º) Ford – 1.914 (1,1%)
- 14º) Mitsubishi Motors – 1.912 (1,1%)
- 15º) BMW – 1.145 (0,6%)
Ranking no acumulado de 2022 até setembro
- 1º) Fiat – 306.079 (21,94%)
- 2º) General Motors – 203.671 (14,60%)
- 3º) Volkswagen – 182.403 (13,07%)
- 4º) Hyundai – 138.807 (9,95%)
- 5º) Toyota – 137.726 (9,87%)
- 6º) Jeep – 99.021 (7,10%)
- 7º) Renault – 90.268 (6,47%)
- 8º) Nissan – 41.365 (2,96%)
- 9º) Honda – 40.153 (2,88%)
- 10º) Peugeot – 32.586 (2,34%)
- 11º) Caoa Chery – 27.848 (2,00%)
- 12º) Citroën – 19.650 (1,41%)
- 13º) Mitsubishi Motors – 16.909 (1,21%)
- 14º) Ford – 14.608 (1,05%)
- 15º) BMW – 10.526 (0,75%)
*Colaborou Diogo de Oliveira.