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Renault deixa de oferecer câmbio automatizado Easy’R
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Renault deixa de oferecer câmbio automatizado Easy’R

Câmbio automatizado Easy'R estava equipando apenas o Stepway. Tendência é a de que a Renault passe a oferecer transmissão automática CVT na linha Sandero e Logan

Redação

22 de mar, 2019 · 4 minutos de leitura.

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Renault Stepway
Crédito:Desde 2017, o câmbio automatizado Easy'R equipava apenas o Renault Stepway, mas agora a opção de transmissão deixa de ser vendida. Foto: Rafael Arbex/Estadão

A Renault tirou de linha oficialmente o câmbio automatizado Easy’R da linha Sandero e Logan. Essa transmissão foi lançada pela marca francesa em 2014, como substituta do câmbio automático convencional. Na época, a medida representava um certo avanço. A transmissão automática convencional (com conversor de torque) tinha quatro marchas e as passagens nem sempre eram feitas com suavidade. Além disso, o consumo era prejudicado, por causa da falta de uma quinta velocidade. A caixa automatizada de uma embreagem resolvia o problema, mas aparentemente a solução foi temporária.

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O câmbio Easy’R chegou para equipar os modelos Logan, Sandero e Sandero Stepway, sempre associado ao motor 1.6 de oito válvulas. Dois anos depois, a caixa passou a ser oferecida apenas em conjunto com o propulsor 1.6 de 16 válvulas. Mas, a partir de meados de 2017, o sistema automatizado passou a ser vendido somente como opção para o Sandero Stepway, versão aventureira do hatch.


Embora a Renault não confirme, a tendência natural é que a linha passe a receber o câmbio automático continuamente variável (CVT). É o que, aliás, já ocorre no Duster e no Captur. Se isso se confirmar, os modelos da Renault trocarão de câmbio três vezes na mesma década. Ela foi do automático de quatro marchas para o automatizado de cinco velocidade, e dele para o automático continuamente variável.

Crise dos câmbios automatizados

A mudança de marcha feita pela Renault é uma tendência já verificada em outras montadoras. A Volkswagen substituiu o câmbio automatizado I-Motion do Gol e do Voyage pelo automático convencional de seis marchas no início do segundo semestre do ano passado. E, de lá para cá, as vendas melhoraram muito.

Para tentar apagar a má impressão causada pelos trancos do câmbio automatizado Dualogic, a Fiat promoveu alterações no projeto e o rebatizou de GSR. O sistema é oferecido no Mobi, Argo e Cronos, mas também não tem futuro definido pela marca italiana.


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