De olho na estreia do novo Ford Ka e ciente de que o consumidor brasileiro não quer mais carros “pelados”, a Fiat está lançando a linha 2015 do Uno com atualizações no visual e mais equipamentos. Agora o hatch pode ter câmbio automatizado e strart&stop, tecnologia que desliga o motor em paradas de semáforo, por exemplo – inédita no segmento.
Disponível apenas com quatro portas (a carroceria de duas portas “antiga” foi mantida na configuração Vivace), o “novo” modelo agora parte de R$ 30.990. Para-choques, lanternas, faróis, capô e maçanetas foram reestilizados. Na cabine, o painel foi redesenhado e o acabamento está mais caprichado.
Publicidade
As principais novidades vêm nas versões Way (R$ 34.990) e Sporting (R$ 36.650) com motor 1.4. Como o câmbio automatizado Dualogic, a R$ 2.890, que não traz alavanca. Basta pressionar um botão no console e acelerar. As trocas podem ser feitas por meio de borboletas no volante e há modo sport de condução, em que as passagens ocorrem em rotações mais altas.
Vendido apenas com câmbio manual (por R$ 34.990), a versão Evolution é a única com start&stop. O Uno é o primeiro carro feito no País a ter esse recurso.
Ao volante. A ergonomia melhorou graças a atualizações como a mudança dos botões dos vidros elétricos, que passaram para as portas – antes eram no painel. Aliás, agora há tela de LCD que projeta várias funções do hatch e o retrovisor externo (direito) baixa quando se engata a marcha à ré.
Avaliamos a versão Sporting Dualogic pelas ruas de Buenos Aires. Como o motor 1.4 de até 88 cv foi mantido, o comportamento do carrinho não mudou.
O câmbio automatizado recebeu ajustes e os trancos nas trocas de marcha ficaram mais suaves. Apesar de ainda ser um pouco lento nas passagens em algumas situações, a caixa está bem melhor que em carros como Punto e Idea.
Nas trocas manuais o Uno responde bem aos comandos do motorista. Na tela central há um indicador que ajuda a optar pelo modo de condução mais eficiente para reduzir o consumo.
PRÓS
Caixa robotizada: Câmbio Dualogic evoluiu e faz as trocas com mais suavidade, além de não ter a alavanca.
CONTRAS:
Falta ar de série: Embora esteja bem recheado, modelo não tem ar-condicionado nem mesmo na versão de topo.
Preço sugerido R$ 39.540
Motor 1.4, 4 cil., 8V, flexível
Potência (cv)* 88 a 5.750 rpm
Torque (mkgf)* 12,5 a 3.500 rpm
Câmbio Automatizado, 5 m.
Comprimento 3,81 metros
Largura 1,67 metro
Porta-malas 280 litros
* dados com etanol