Você está lendo...
Rodízio em SP: veja se seu carro pode rodar nesta sexta-feira, 9
Legislação

Rodízio em SP: veja se seu carro pode rodar nesta sexta-feira, 9

Veículos com placas de final 9 e 0 normalmente têm circulação restrita pelo rodízio municipal; veja o que está liberado neste feriado em SP

Redação

08 de set, 2023 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

Projeto de Lei carnaval
RODÍZIO PODE SER DE ATÉ QUATRO DIAS PARA ALGUNS CARROS
Crédito:DANIEL TEIXEIRA/ESTADÃO

O rodízio municipal de veículos em São Paulo está suspenso nesta sexta-feira, dia 8 de setembro de 2023. O motivo é a emenda no feriado nacional da Independência da República, que foi celebrado nesta quinta-feira, dia 7. Portanto, os carros com placas de finais 9 e 0 estão livres para circular pela capital paulista em qualquer horário. Assim como ocorreu ontem com os veículos com placas de finais 7 e 8.

A suspensão do rodízio foi confirmada pela Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito e pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-SP), ambos órgãos da Prefeitura de São Paulo.

É só o rodízio! Veja o que está liberado

Embora tenha suspendido o rodízio veicular, os órgãos responsáveis alertam que nem tudo estará valendo nesta sexta-feira (8). Por exemplo, estão mantidas as Zonas de Máximas Restrições à Circulação de Caminhões (ZMRC) e aos Fretados (ZMRF). Assim como as faixas exclusivas de ônibus. Estas ficaram livres nesta quinta, mas voltam a operar normalmente. Ou seja, as restrições estão mantidas como em um dia útil comum.

Publicidade


Como funciona o rodízio em SP

O rodízio de veículos de passeio restringe a circulação durante horários e dias determinados. A regra vale no chamado Centro Expandido. Além disso, a proibição ocorre em dois períodos. Na parte da manhã, vale das 7h às 10h. À tarde, vai das 17h às 20h. E funciona conforme o final da placa do veículo.

Penalidades para quem desrespeita 

Quem circula no centro expandido durante o rodízio comete infração média. Assim, tem de arcar com multa no valor de R$ 130,16. Além disso, recebe quatro pontos na carteira de habilitação. Vale dizer que há vários radares com leitura de placa espalhados pela capital. Portanto, quem passa por um desses equipamentos fica sujeito à punição.

Jornal do Carro está no Instagram, confira!


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Ford Territory 2024: como é a nova geração do SUV que mira Compass e Corolla Cross
Deixe sua opinião