Você está lendo...
Rodízio em SP: veja se seu carro pode rodar nesta sexta-feira, 26
Legislação

Rodízio em SP: veja se seu carro pode rodar nesta sexta-feira, 26

Rodízio veta a circulação de veículos conforme o dia da semana e o final da placa; desrespeito gera multa de R$ 130,16 e 4 pontos na CNH

Tião Oliveira

25 de jan, 2024 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Rodízio
Rodízio volta a valer na capital paulista em dois períodos, pela manhã e à tarde
Crédito:EPITACIO PESSOA/ESTADÃO

O rodízio de veículos é uma das particularidades da cidade de São Paulo. Assim, seu objetivo é restringir a circulação de veículos em horários e dias determinados. Seja como for, não inclui o município todo. Ou seja, vale no chamado Centro Expandido – confira, abaixo. Além disso, ao longo dos dias de semana, a proibição ocorre em dois períodos. Segundo a regra geral, na parte da manhã vale das 7h às 10h. Por sua vez, à tarde vai das 17h às 20h.



rodízio
CET/DIVULGAÇÃO

Inicialmente, o rodízio foi criado para reduzir as emissões de poluentes. Porém, depois virou uma ferramenta para diminuir os congestionamentos na cidade. Para isso, a restrição de circulação é feita de acordo com o número final da placa do carro. Confira, abaixo, a restrição conforme o dia da semana:

Publicidade


  • Segunda-feira: placas de final 1 e 2
  • Terça-feira: placas de final 3 e 4
  • Quarta-feira: placas de final 5 e 6
  • Quinta-feira: placas de final 7 e 8
  • Sexta-feira: placas de finais 9 e 0

Punição para quem fura o rodízio 

Assim, quem circula no centro expandido durante o rodízio comete infração média. Como resultado, fica sujeito a multa no valor de R$ 130,16. Além disso, recebe quatro pontos no prontuário da carteira nacional de habilitação (CNH). A fiscalização é feita por agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Entretanto, há vários radares na capital com sistema de leitura automática de placa.

Nem tudo está liberado

Embora o rodízio de veículos de passeio esteja suspenso, outras restrições de circulação na capital foram mantidos. Por exemplo, estão valendo as regras para as Zonas de Máximas Restrições à Circulação de Caminhões (ZMRC). Bem como a ônibus Fretados (ZMRF). Da mesma forma, as faixas exclusivas para ônibus estão valendo nesta sexta-feira, 26. Ou seja, como em qualquer dia útil comum.

Portanto, o motorista que passar por um desses equipamentos e estiver furando o rodízio, fica sujeito à punição. Seja como for, nesta sexta-feira, 26, os donos de veículos com placas de final 9 e 0 não precisam se preocupar com isso. Afinal, o rodízio municipal de veículos foi suspenso nesta sexta-feira, dia 26. O motivo é a emenda do feriado pela celebração dos 470 anos da cidade de São Paulo, celebrados na quinta-feira, dia 25.


Jornal do Carro está no Instagram, confira!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião