Você está lendo...
Rodízio suspenso em SP: veja até quando pode circular sem restrição
Notícias

Rodízio suspenso em SP: veja até quando pode circular sem restrição

Durante o período de festas, Prefeitura de São Paulo suspende rodízio municipal na capital paulista; confira as datas e exceções

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

28 de dez, 2023 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

IPVA placa
Contribuinte pode efetuar pagamento entre 22 de janeiro e 2 de fevereiro, de acordo com o final da placa do carro
Crédito:Werther Santana/Estadão

A suspensão do rodízio municipal de veículos na cidade de São Paulo teve início nesta terça-feira (26). Lembrando que, todo ano, a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) divulga o calendário oficial para o rodízio municipal no período de festas. Dessa forma, entre o final de dezembro e o início de janeiro de 2024, os carros ficarão livres para circular no centro expandido da capital paulista. Ou seja, sem restrição de horário nos dias da semana.

De acordo com o calendário oficial, o rodízio está suspenso do dia 26 de dezembro e permanecerá até o dia 5 de janeiro de 2024. Ou seja, volta a vigorar apenas na segunda-feira, dia 8 de janeiro. A exceção são os veículos pesados, como caminhões, por exemplo. Estes, portanto, continuarão com circulação restrita pelo rodízio municipal nas Zonas de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e de Máxima Restrição ao Fretamento (ZMRF).



Projeto de Lei
DANIEL TEIXEIRA/ESTADÃO

Publicidade


Desrespeitar o rodízio rende infração

Importante mencionar que, durante o rodízio, quem circula no centro expandido comete infração média. Assim, fica sujeito a multa no valor de R$ 130,16. Bem como quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Vale dizer que há vários radares com leitura de placa espalhados pela capital. Portanto, quem passa por um desses equipamentos fica sujeito à punição.

A regulamentação municipal determina em quais dias e horários os carros e caminhões podem circular. A regra vale de acordo com o final da sua placa. Dessa forma, a ideia é reduzir os congestionamentos. Confira:

  • Segunda-feira: placas de final 1 e 2
  • Terça-feira: placas de final 3 e 4
  • Quarta-feira: placas de final 5 e 6
  • Quinta-feira: placas de final 7 e 8
  • Sexta-feira: placas de finais 9 e 0
Werther Santana/Estadão

A restrição da circulação é delimitada nas ruas e vias da cidade do chamado Centro Expandido. Ou seja, inclui bairros que circundam o centro histórico. É o caso de Liberdade, Consolação, Bom Retiro, Brás, Mooca, Lapa, Barra Funda e Vila Leopoldina. Bem como Pinheiros, Vila Mariana, Saúde, Ipiranga e Moema, por exemplo.

Exceções na regra

De maneira geral, a isenção de rodízio é concedida para veículos utilizados em serviços considerados essenciais. É o caso de ambulâncias, viaturas da polícia e dos bombeiros, entre outros. Algumas categorias profissionais também podem solicitar a liberação. Entre eles estão médicos, transportadores de cargas especiais e de transporte escolar. A regra também se encaixa para gestantes e pessoas com problemas de saúde que restringem a mobilidade. Por fim, modelos elétricos e híbridos também estão isentos do rodízio municipal.

Siga o Jornal do Carro no Instagram!


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Toyota Hilux SRX Plus une luxo com esportividade da GR-Sport e custa menos
Deixe sua opinião