Após adiamentos devido à pandemia e a mudança da data de janeiro para setembro, a edição do Salão de Detroit 2023 – um dos mais antigos da indústria automobilística – vai até domingo (24) com algumas novidades para o Brasil. Afinal, vários modelos elétricos que estão na feira norte-americana já foram confirmadas para o mercado brasileiro.
Vamos aos modelos divulgados no Salão de Detroit
Ford Mustang Mach-E
Em primeiro lugar, a Ford confirmou o início das vendas o SUV elétrico do Mustang para outubro no Brasil. Nos EUA, o SUV tem quatro versões com potências que variam de 266 cv a 480 cv. A autonomia também vai de 340 km a 505 km, dependendo da configuração. No Brasil, a marca vai vender o Mustang Mach-E na opção de topo, GT Performance. A informação acaba de ser confirmada pela Ford. Com dois motores elétricos e tração nas quatro rodas, o SUV elétrico pode acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3,5 segundos. Assim, supera o cupê Mustang Mach 1, disponível atualmente no País por R$ 566.300.
Novo Ford Mustang
A nova geração do Ford Mustang interessa muito ao público brasileiro. Começando pelo modelo menos potente, o Mustang EcoBoost, que tem motor 2.3 de quatro cilindros com turbo a gasolina e 315 cv. Ou seja, pode considerar a maior potência na história do Mustang com motores de quatro e seis cilindros. Segundo a marca, o torque é de 48,39 mkgf.
Além disso, a versão GT pode chegar a 486 cv, também, a maior potência para um motor V8 do Mustang, digamos, padrão. O torque varia de 57,4 mkgf, sem sistema de escapamento ativo, e 57,8 mkgf com o item opcional. Além disso, essa versão pode vir com diferencial de deslizamento limitado para melhorar a tração. Assim como com suspensão adaptativa MagneRide e bancos Recaro.
Ford F-150 Lightning
Apesar de já estar disponível por meio de importação independente, a picape F-150 elétrica também deverá ser vendida no Brasil. Porém, não há informações sobre quando ela virá. Seja como for, a opção que deverá ser vendida no País será a F-150 Lightning Platinum. Conforme a marca, são dois motores elétricos, um em cada eixo, que geram até 588 cv e 107 mkgf. Além disso, há a opção de pacote de baterias com autonomia estendida. Nesse caso, a capacidade sobe de 98 kWh para 131 kWh e, com isso, a autonomia chega a 483 km.
Ram 1500 REV
A Ram 1500 Revolution elétrica (REV), apresentada no Salão de Nova York, no início do ano, também virá ao Brasil. Conforme a marca, a autonomia chega a 800 km na versão mais completa, com baterias de 229 kWh. Mesmo a versão de entrada, com baterias de 168 kWh, a picape pode rodar cerca de 560 km entre as recargas.
Além disso, a marca informou que o motor desta picape elétrica tem uma potência equivalente a 645 cv e 85,7 mkgf de torque, permitindo uma aceleração de 0 a 100 km/h em aproximadamente 4,5 segundos. Por fim, a picape pode submergir até 61 cm, com capacidade de reboque de 6.350 kg e capacidade de carga de até 1.224 kg.
Chevrolet Blazer EV
Chevrolet Blazer estará de volta ao Brasil, mas desta vez em uma versão completamente diferente do modelo dos anos 1990. Ou seja, entre as mudanças do novo SUV é que ele será totalmente elétrico. Bem como, terá uma autonomia que varia de 400 km a 515 km, dependendo da versão. A versão mais potente da linha, conhecida como SS, conta com um motor elétrico de 557 cv que pode acelerar de 0 a 96 km/h em menos de 4 segundos. Esta versão terá tração integral e uma autonomia de 466 km, de acordo com os padrões mais rigorosos dos Estados Unidos em comparação com os europeus.
No entanto, ambas as versões contarão com um quadro de instrumentos digital de 11″ e uma central multimídia de 17,7″. Além disso, incluirão um sistema avançado de condução semiautônoma chamado Super Cruise, permitindo que o veículo seja conduzido sem que o motorista precise segurar o volante.
Silverado EV
A Chevrolet planeja anunciar novidades sobre a Silverado EV no Brasil, aproveitando o sucesso do lançamento da versão a combustão no país. Isso porque, a marca conseguiu vender 500 unidades em apenas 1 hora e 30 minutos, gerando uma receita de R$ 260 milhões.
A Silverado EV oferece uma autonomia de mais de 640 km e pode acelerar de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos. Além disso, possui uma impressionante capacidade de reboque de 4,5 toneladas.
Chevrolet Equinox EV
O Chevrolet Equinox EV, que deve ser apresentado no Salão de Detroit, está nos planos da GM para o Brasil. No entanto, é importante destacar que este SUV não se parece em nada com o modelo vendido aqui desde 2018.
O Equinox EV oferece duas opções de motorização. As versões de entrada têm um motor com 213 cv de potência e 33,4 mkgf de torque, enquanto os modelos topo de linha contam com um motor de 294 cv de potência e 47,8 mkgf de torque. A tração pode ser dianteira ou integral. Além disso, o conjunto oferecerá três níveis de autonomia: 400 km, 450 km e 482 km.
Jeep Grand Cherokee 4xe
Por fim, a Stellantis traz o Jeep Grand Cherokee 4xe, uma versão híbrida plug-in do SUV de grande porte, e chega como novidade para o Brasil. Este modelo será vendido exclusivamente na versão elétrica, nas mesmas concessionárias que oferecem o Compass 4xe.
O Grand Cherokee terá um motor elétrico que é ativado pelo câmbio automático de oito marchas, ocupando a área onde normalmente estaria o conversor de torque. Quando combinado com o motor a combustão de 2.0 litros, o SUV pode chegar até 380 cv. A Jeep afirma que o Grand Cherokee pode alcançar uma impressionante média de até 23,8 km/l na cidade.
O Jornal do Carro está no Instagram!