Com a missão de ocupar o espaço deixado pelo Gol G4, o Volkswagen Up! chegou às ruas brasileiras no primeiro bimestre com nota máxima no teste de segurança da organização independente Latin NCAP. Este é um dos motivos que o levaram a derrotar os rivais no segmento mais importante do País. Agilidade e economia também são destaques do compacto, que tem tabela inicial de R$ 27.190.
Outro diferencial do Up! é o câmbio automatizado I-Motion. Considerando os modelos 1.0 fabricados no País, o VW é o primeiro a ter versão que dispensa o pedal de embreagem.
Publicidade
O Up! traz motor 1.0 de três cilindros, flexível, de até 82 cv. São 2 cv a mais que o Hyundai HB20, o vencedor de 2013. O propulsor deixa o VW superior ao carro produzido em Piracicaba (SP) na aceleração de 0 a 100 km/h, que ele cumpre em 12,4 segundos, ante os 14,9 s do concorrente.
Tanto na opção equipada com a transmissão manual quanto na automatizada, o Up! se mostra ideal para rodar na cidade, principalmente por ter as primeiras relações de marchas mais curtas.
Entre os pontos fracos do Up! está o acerto da suspensão. Muito firme, faz com que o carro passe segurança, mas negligencia o conforto. A qualidade do acabamento interno também deixa a desejar, principalmente no caso das versões de topo, que custam mais de R$ 40 mil.
PRÓS:
Motor
Propulsor de três cilindros é mais forte e potente que o dos rivais 1.0. Por isso, dá muito agilidade ao leve carrinho
CONTRAS:
Preço
Nas opções de topo, o compacto tem preço acima de R$ 40 mil. Dá para comprar um hatch com acabamento melhor