Você está lendo...
SQ5 é o primeiro jipão esportivo da Audi
Notícias

SQ5 é o primeiro jipão esportivo da Audi

Rafaela BorgesLISBOAPrimeiro utilitário com preparação esportiva da Audi, o SQ5 chega ao mercado brasileiro em janeiro. Mas não espere o... leia mais

09 de set, 2013 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

 SQ5 é o primeiro jipão esportivo da Audi

Rafaela Borges

LISBOA

Primeiro utilitário com preparação esportiva da Audi, o SQ5 chega ao mercado brasileiro em janeiro. Mas não espere o mesmo nível de pimenta que tempera jipões de concorrentes como BMW e Mercedes-Benz. Esse papel, na linha Audi, será desempenhado pelo RS Q3, que também deve ser lançado no País no ano que vem.

Publicidade


(Confira a fan page do Jornal do Carro no Facebook: https://www.facebook.com/JornaldoCarro)

O SQ5 é o primeiro Audi com “pegada” esportiva a trazer motor a diesel. No caso, um 3.0 biturbo V6 que gera 313 cv de potência. No Brasil, será vendida a versão a gasolina, que traz o 3.0 V6 de 354 cv. Esse propulsor é capaz de acelerar o utilitário-esportivo de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos, conforme a fábrica.

Além dos motores mais potentes da linha, os diferenciais do SQ5 ante o Q5 convencional são detalhes estéticos na cabine e no exterior. A distância em relação ao solo também é menor. Essa versão é 2,8 centímetros mais baixa que a convencional. Isso porque o chassi foi rebaixado em 3 centímetros para garantir temperamento mais firme em curvas, nas quais o utilitário-esportivo se comporta como se fosse um carro de passeio.


Contribuem para a pegada mais à mão os amortecedores e as molas mais rígidos. Outra característica que reforça a esportividade é o ronco grave do motor em acelerações fortes. Há saída de escape dupla e um sistema que ajuda a ressaltar esse barulho “invocado”. Quando o motorista não exige muito do pedal do acelerador, o que impressiona é o silêncio a bordo.

No visual, destaque para o logotipo SQ5 na soleira das portas e bancos, que, no carro avaliado, tinham revestimento bicolor – com couro preto e Alcantara bege. Já o porta-malas, apesar dos 541 litros, é mal distribuído. Acomoda no máximo duas malas grandes.


Deixe sua opinião