Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

02/09/2022 - 8 minutos de leitura.

Strada, Gol e HB20 dominam vendas em agosto, melhor mês do ano

Após leve recuperação, ranking de vendas mostra ascensão dos hatches e queda dos SUVs; lançamentos devem movimentar mais vendidos até dezembro

Fiat Strada, líder de vendas do seguimento desde 2021, ficará mais barata Crédito: Fiat/Antonio Filosa/Divulgação

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

Depois de um primeiro semestre bastante tímido nas vendas, e ainda com escassez de semicondutores, o mercado brasileiro reagiu em agosto. As vendas de carros e comerciais leves registrou crescimento de 14,82% em relação a julho, com um total de 194.192 unidades vendidas. Assim, foi o melhor mês de 2022 até agora. E quem surfou bem nessa onda foram os medalhões. A picape Fiat Strada, por exemplo, sofreu uma recuperação e fechou na primeira posição, à frente do VW Gol, que tem vendido bem nos últimos meses e foi o automóvel mais emplacado do mês anterior.

No geral, o topo do ranking não teve grandes mudanças, mas inverteu posições. A terceira ficou com o Hyundai HB20, que chegou renovado às lojas em julho, e vem se recuperando após cair um pouco nos números. Em seguida, vemos uma clara ascensão da dupla Chevrolet Onix e Onix Plus. O hatch, que se recuperou da queda drástica que sofreu em junho, se encontra em 3º lugar com mais de 9 mil emplacamentos. Por sua vez, o sedã vem em seguida.

Continua depois do anúncio

Em sexto lugar, vem o Fiat Mobi, que não aparecia no “top 10” desde o sexto mês do ano. Ele é seguido pelo hatch Argo. Mas, a partir daí, houve mudanças. O Renault Kwid, por exemplo, subiu após perder quatro posições. Agora, o carro 0-km mais barato do Brasil se fixou em 8º lugar, com 6.829 vendas. E quem permanece na lista é o VW Voyage. O sedã de entrada, que sairá de linha em breve, ficou na 12ª posição, com 5.564 unidades.


Leia Mais


SUVs despencam

Mesmo caindo nas graças do povo brasileiro, os SUVs regrediram nas posições. A categoria já havia sofrido uma leve queda em julho, mesmo com praticamente a metade das vendas gerais de carros em 2022. E, agora em agosto, sofreu ainda mais.  O Chevrolet Tracker passou do 7º para o 9º lugar, mas permanece como o campeão da categoria no mês. Ele é seguido pelo Volkswagen T-Cross – que voltou a aparecer em posições promissoras no ranking após sumir na lista de julho. Já o Hyundai Creta fechou agosto na 11ª posição.

Volkswagen/Divulgação

Quem levou um tombo feito foi o Fiat Pulse. Embora não seja barato (parte de R$ 95.290 na versão Drive 1.3 flex), o SUV pequeno feito em Betim (MG) atua num segmento promissor. Ele caiu da 8ª para a 14ª posição e por pouco não chegou a ficar nem no “top 15”. Enquanto isso, a dupla Compass e Renegade, da Jeep, também já viu dias melhores e nem o IPI reduzido ajudou. Em junho, o Compass chegou a ocupar o 5º lugar. Mas, agora se mantém em 13º com 5.284 unidades. Por sua vez, o Renegade ficou em 15º colocado. Confira:

Carros mais vendidos de agosto 2022

Ranking das marcas

Na lista das marcas, não temos grandes surpresas. A Fiat continua na frente com muito respiro. Neste mês, a líder absoluta vendeu 44.239 unidades ao todo, o que fez com que a italiana tivesse 22,79% de participação. Como prevemos anteriormente, a 2ª e 3ª posições seguem disputadas por Volkswagen e General Motors. No entanto, desta vez, a marca alemã ficou na frente com uma diferença de 2 mil unidades, e deixou o terceiro lugar para a GM.

Divulgação/Volkswagen

Saindo do “top 3”, vemos a Hyundai crescendo gradativamente no ranking e ficando à frente, até mesmo, da Toyota, que ocupou o 5º lugar. Elas venderam 17.791 e 15.403 unidades, respectivamente. A Jeep, por sua vez, permanece em 7º lugar, seguida pela Nissan. Mas é aqui que temos uma reviravolta que ninguém esperava. No mês passado, a Honda ocupou a 9ª posição e, com o lançamento do novo HR-V, era esperado que ela subisse no ranking. Contudo, parece que ainda não deu tempo e a japonesa perdeu o posto para a Peugeot, com diferença de menos de 300 carros.

Lançamentos podem mudar ranking

Vale lembrar que, mesmo após um primeiro semestre difícil, a indústria está com diversos lançamentos previstos no Brasil, que podem bagunçar de vez o ranking de vendas. Inclusive, alguns deles já estão entre nós. Como é o caso, por exemplo, do novo Honda HR-V e da nova geração do Citroën C3. Com estilo de SUV compacto, o hatch estrou no País com preço competitivo de R$ 68.990 para bater com modelos de entrada, como Renault Kwid e Fiat Mobi, além de Chevrolet Onix e Hyundai HB20. Ou seja, há muito por vir.

Caio Mattos/Honda/Divulgação

Além deles, também esperamos o Volkswagen Polo que, com certeza, será uma pedra no sapato dos concorrentes. Na categoria de sedãs, temos o novo Hyundai HB20S, que foi apresentado de surpresa na estreia do novo HB20 e já está em pré-venda. Além disso, entre os SUVs, dois grandes potenciais da Fiat, o Fastback e o Pulse Abarth.

Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se

Notícias relacionadas

Notícias

Porsche desenvolve primeiro 911 híbrido da história

Notícias

Novo motor V16 da Bugatti poderá chegar a 1.800 cv de potência

Avaliação

Kardian é o melhor carro nacional da Renault nos últimos anos

Notícias

VW Tarok: flagra mostra mula da picape como sedã Virtus

OFERTAS 0KM
A partir de R$ 75.990 (à vista) com seu usado na troca.

Hyundai New HB20 Comfort Plus

R$ 139.990,00

Caoa Chery Arrizo 6 PRO Hybrid

De R$ 154.690 por R$ 137.990,00 OU Taxa 0,99%, com 50% de entrada e saldo em 36 parcelas

Hyundai Creta Limited Safety

R$ 179.990,00

Caoa Chery Tiggo 8 Max Drive

R$ 129.990,00

Caoa Chery Tiggo 5X PRO

De R$ 109.490,00 por R$ 99.990,00 OU Taxa 0,99%, com 50% de entrada e saldo em 36 parcelas

Hyundai HB20 Comfort Plus 1.0 TGDI

VER TODAS AS OFERTAS