Você está lendo...
Novo carro da Tesla concorrente do VW ID.3 é flagrado em testes
Notícias

Novo carro da Tesla concorrente do VW ID.3 é flagrado em testes

Tesla fará conferência para investidores e rumores apontam para o anúncio de um inédito modelo da marca de Elon Musk com produção na China

Eugênio Augusto Brito, Especial para o Jornal do Carro

28 de fev, 2023 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Flagra Tesla Model 2
Flagras recentes mostram um suposto protótipo da Tesla com faróis e lanternas do Model 3
Crédito:Fred Lambert/Electrek.co

A Tesla fará uma apresentação a investidores na quarta-feira, 1º de março, e há rumores do anúncio de um carro elétrico de entrada com preço de US$ 25 mil (cerca de R$ 140 mil na conversão direta). Assim, a Tesla consegue baixar o patamar do Volkswagen ID.3, que parte de US$ 30 mil nos EUA (o equivalente a R$ 171.700 na conversão direta, sem taxas).

Agora, começam a surgir imagens de possível protótipo camuflado do novo compacto da Tesla, tanto em comunidades online da Coreia do Sul, como sites especializados. De acordo com as publicações, o modelo tem frente e faróis que lembram o sedã Model 3 e o SUV elétrico Model Y. As rodas são de modelos da Tesla, com o emblema com a letra “T”.



Flagra Tesla Model 2
Novo Tesla poder ter estilo do Model 3, mas com carroceria de SUV
Reprodução / Electrek.co

Publicidade


Imagens geram polêmica

Porém, há controvérsias na análise do suposto flagra deste modelo de entrada da Tesla, a começar pela própria existência de um protótipo. Laterais e traseira do flagra remetem a um crossover de outra marca, um Mazda CX-30, inclusive com tampa circular do bocal de abastecimento do modelo a combustão. Nos dos carros da Tesla, a tampa do bocal de recarga pode ficar do lado esquerdo traseiro, como na imagem, mas o formato é trapezoidal.

Alguns especialistas apontam ainda que a Tesla não costuma rodar com veículos camuflados durante o desenvolvimento de novos modelos. Outro ponto controverso diz respeito ao nome. O apelido “Tesla Model 2” surgiu de um rumor de que o novo modelo estaria posicionado abaixo do Model 3. Mas isso não é oficial. Outra possibilidade, seria utilizar uma denominação com letra, assim como no sedã premium esportivo Model S e no crossover Model Y.

Mazda CX-30
Mazda CX-30 é crossover que cede painéis de lateral e traseira para protótipo
Divulgação / Mazda

Tesla de entrada deve usar baterias da BYD

Seja como for, o lançamento de um modelo der entrada da Tesla foi colocado como “provável” pelo fundador da empresa, Elon Musk, em 2022. Segundo o empresário, um novo modelo seria visto até o final de 2023 e com desenvolvimento feito pela equipe da Tesla em Xangai (China).

Sendo assim, um modelo do porte do Mazda CX-30 faz sentido, também. O crossover da marca japonesa tem 4,39 metros de comprimento e 2,65 m de distância entre-eixos. Por sua vez, o Model 3, menor carro da Tesla até então, tem 4,70 m por 2,87 m, e é 20 a 30 centímetros maior que o modelo de base do protótipo.

Nesta mesma conferência, porém, Musk teria afirmado que nome Model 2 não faz sentido nos planos da Tesla. Além disso, a chinesa BYD irá começar a fabricar baterias para os próximos modelos da marca californiana. Segundo a BYD, baterias do tipo “blade” (com células em formato de lâmina) são menores e têm tempo de recarga mais curto, o que reduz o custo de produção. E mais: podem fornecer autonomia superior a 400 km por recarga.


Haval H6 GT: SUV híbrido da GWM roda 1.000 km com um tanque
Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.