A longa fase de marasmo pela qual a Fiat tem passado está prestes a acabar. Em 2016, os fãs da marca ítalo-mineira finalmente terão novidades. A primeira, logo no começo do ano, será a picape média Toro, feita em Goiana (PE). Mas a maior expectativa recai sobre o subcompacto que chegará para se tornar o modelo mais barato da marca, abrindo espaço para a aposentadoria do Palio Fire.
Ontem o leitor Helisson Gonçalves viu um protótipo sendo transportado em um caminhão em Sete Lagoas (MG). Hoje, foi a vez do leitor Marco Túlio Coelho nos enviar fotos flagrando o misterioso carrinho rodando pela BR-381, na região de Betim (MG), onde a montadora tem sua principal fábrica no País. É ali que o carro será produzido já a partir de janeiro.
Publicidade
Como o lançamento não deve ocorrer antes do segundo trimestre de 2016, é difícil prever qual será a conjuntura econômica e, sobretudo, a inflação até lá. Mesmo assim, a meta da Fiat é que a tabela do X1H esteja entre R$ 25 mil e R$ 30 mil.
Para ajudar a cortar custos, boa parte dos componentes será aproveitada do Uno e do Palio, incluindo parte da plataforma – mas o novo carro será mais curto e terá entre-eixos menor, aproximando-se de um city car. Para compensar o aperto, a cabine será mais elevada, dando espaço para a cabeça dos ocupantes.
A Fiat também está preparando uma nova família de motores, sendo um três-cilindros 1.0 12V, com potência na faixa de 80 cv, e um quatro-cilindros 1.4 16V, com cerca de 100 cv. Apenas o primeiro deles deve equipar o X1H – que, num segundo momento, ganhará uma versão pseudoaventureira, a exemplo dos irmãos mais velhos Uno Way e Palio Way.