Um dos lançamentos mais aguardados da Citroën, o SUV cupê Basalt, já roda sem camuflagens na Índia. O modelo revela alguns detalhes importantes para mantê-lo relevantes no mercado brasileiro, e também no internacional, por exemplo. Em fotos feitas para o site indiano Rushlane, pelo leitor Sriganesh, é possível ver detalhes como a lateral e a traseira.
Pelas imagens, o modelo toma distância de exemplos como C3 e C3 Aircross, e tem uma linguagem única para a parte traseira. Na tampa do porta-malas, há uma parte reta, tal como em um sedã, por exemplo. Isso define a proposta de crossover, sem muita vocação familiar, assim como o Fiat Fastback, contudo.
No mercado indiano, o Basalt terá sob o capô o motor 1.2 Puretech turbo, com 110 cavalos e 19,4 mkgf de torque. Quanto a transmissão, ela pode ser manual ou automática, ambas com seis velocidades. Entretanto, para o mercado brasileiro, a dinâmica será diferente: entra o 1.0 Turbo GSE de até 130 cv e 20,4 mkgf (etanol), com transmissão automática CVT.
O modelo deverá medir ao entorno dos 4,26 metros, medida base da plataforma CMP, da qual pertence. Além disso, pode contar com um bom porta-malas, medindo entre 420 e 450 litros, para manter-se competitivo no segmento.
Com grande competição no mercado indiano, por aqui, o Basalt (ou C3X) deverá competir com nomes como Renault Kardian e Nissan Kicks, assim como o Volkswagen Nivus, que segue à espera de uma reestilização.
O Jornal do Carro também está no Instagram!