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Temporada 2012 de ralis cheia de novidades
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Temporada 2012 de ralis cheia de novidades

Principais provas off-road do País têm novidades na temporada 2012. Além da chegada dos UTVs (sigla para veículos utilitários de terra) em algumas competições, há mais montadoras envolvidas no esporte. Suzuki terá prova monomarca

04 de fev, 2012 · 4 minutos de leitura.

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 Temporada 2012 de ralis cheia de novidades

MARCELO FENERICH

As principais provas off-road do País têm novidades na temporada 2012. Além da chegada dos UTVs (sigla para veículos utilitários de terra) em algumas competições, há mais montadoras envolvidas no esporte.

Os UTVs, “gaiolas” com tração 4×4 e motor de moto, chegaram a participar no ano passado do Rally dos Amigos. Nesta temporada, até no Sertões, maior rali Cross Country do Brasil, em agosto, será possível competir com esses veículos.

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Há rumores de que possa ocorrer uma etapa de 24 horas na comemoração dos 20 anos do Rally dos Sertões, que sairá de São Luís, no Maranhão, e terminará na praia do Cumbuco, no Ceará. A prova também passará pelos Estados de Tocantins, Piauí, Pernambuco e Bahia.

A Suzuki realizou testes para seu evento monomarca em 2011. Para esta temporada, a prova está confirmada. Será um rali de regularidade com cinco etapas. De acordo com informações da empresa, a competição é dividida em três categorias (Turismo Light, Turismo e Graduados). Para participar, piloto e navegador precisam ser filiados à Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).

Do Mitsubishi Motorsports, também de regularidade, o destaque são os prêmios mais caprichados para os mais regulares. Há desde viagens à Bahia a aventuras 4×4 na Jordânia e no Chile.


Outra competição com novidades é o Rally de Barretos – rali Baja para motos e quadriciclos e Cross Country para carros e caminhões. Todos os veículos serão equipados com um sistema de sinal sonoro para aumentar a segurança nas ultrapassagens.

Quando dois competidores estiverem a 150 metros ou menos de distância um do outro, o da frente escutará uma buzina e terá de dar passagem. “É muita poeira e o piloto que vem atrás fica totalmente sem visão”, explica o diretor da prova, Fernando Bentivoglio.


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