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Tiggo 5X Pro Hybrid Max Drive se destaca pelos equipamentos
Avaliação

Tiggo 5X Pro Hybrid Max Drive se destaca pelos equipamentos

Repleta de itens de série, versão de topo do Tiggo 5X, o campeão de vendas da Caoa Chery, tem sistema híbrido leve, motor 1.5 de 160 cv e tabela de R$ 154.990

Tião Oliveira

30 de jan, 2024 · 6 minutos de leitura.

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Caoa Chery Tiggo 5X foi o favorito do público PCD em 2023
Caoa Chery Tiggo 5X foi o favorito do público PCD em 2023
Crédito:FELIPE RAU /ESTADÃO

O Tiggo 5X é o carro mais vendido da Caoa Chery no Brasil. Em 2023, o SUV compacto somou 14.400 emplacamentos e ficou na 11ª posição do ranking do segmento no País. Além disso, graças ao sucesso da versão de entrada, Sport, o grupo anunciou investimentos de R$ 3 bilhões para retomar o segundo turno de produção da fábrica de Anápolis (GO).

FELIPE RAU /ESTADÃO
SUV tem painel de instrumentos digital de 7″; FOTOS: FELIPE RAU /ESTADÃO


Os recursos também estão sendo aplicados no desenvolvimento de novas tecnologias. É o caso do sistema híbrido leve, que já está no Tiggo 5X Pro Hybrid, a versão de topo do SUV.
Na prática, trata-se de um alternador que atua como gerador elétrico para auxiliar o motor a combustão. Assim, em momentos de maior demanda, como em ultrapassagens na estrada e subidas de rampa, oferece potência e torque extras.

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FELIPE RAU /ESTADÃO

O conjunto inclui bateria de 48V, cuja recarga é feita com a ajuda do sistema de regeneração de energia, em descidas e desacelerações, por exemplo. Assim, há redução do consumo de combustível e das emissões de gases poluentes.

Tiggo 5X tem pacote de auxílio à condução

Segundo a Caoa Chery, o Tiggo 5X Pro Hybrid tem o motor 1.5 mais potente da família. Segundo marca, o quatro-cilindros flexível gera até 160 cv com etanol e 25,5 mkgf de torque, independentemente do combustível. O câmbio é automático CVT, e simula nove velocidades.


FELIPE RAU /ESTADÃO

Além disso, o carro avaliado tinha o pacote Max Drive. Ou seja, um conjunto de itens de auxílio à condução, como controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, alerta de risco de colisão frontal e frenagem automática de emergência. Bem como aviso de saída involuntária da faixa, farol alto automático, alertas de ponto cego e de tráfego cruzado na traseira.

De série, o SUV traz controles eletrônicos de estabilidade e tração, câmeras com visão em 360º e seis air bags. Além disso, há acionamento automático dos faróis, que são de LEDs, e limpadores de para-brisa, painel de instrumentos digital de 7 polegadas e central multimídia com tela de 10,25” e conexão com Android Auto e Apple CarPlay.


FELIPE RAU /ESTADÃO
Sistema de câmeras de 360° é um dos destaques da versão de topo do modelo goiano

Acabamento para lá de caprichado

Sensores de obstáculos na traseira, rodas de liga leve de 18”, teto solar e ar-condicionado digital também estão no carro. Assim como chave presencial, partida do motor por botão, volante multifuncional e função Auto Hold, de auxílio em saídas de rampa. Nesse sentido, o SUV conta com freio de estacionamento com acionamento eletrônico.

Na cabine, o acabamento é ótimo. Além de materiais emborrachados e agradáveis ao toque, há revestimentos que imitam couro e têm costura pespontada. Encontrar a melhor posição de guiar é fácil, graças aos ajustes do banco (elétricos, em seis posições) e do volante (altura e profundidade). O preço, de R$ 154.990, é menor do que o de rivais bem menos equipados.


FELIPE RAU /ESTADÃO
Chave que destrava portas por aproximação e partida por botão são alguns dos equipamentos

Em movimento, o Tiggo 5X Pro Hybrid agrada. As acelerações são e suaves e o 1.5 tem fôlego para garantir agilidade no trânsito urbano. Há bom espaço interno. Porém, embora seja 12 cm mais comprido que um VW T-Cross, por exemplo, seu porta-malas é menor. São 330 litros e 420 l, respectivamente.

O câmbio CVT tem ajustes voltados ao conforto. Portanto, acaba limitando as respostas do 1.5, a despeito do turbo e injeção direta. Assim, o Caoa Chery não deve agradar quem gosta de esportividade.


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.