Você está lendo...
Toyota atinge marca de 300 milhões de veículos produzidos desde 1935
Notícias

Toyota atinge marca de 300 milhões de veículos produzidos desde 1935

Fundada há 88 anos, Toyota já fabricou 180,5 milhões de carros só no Japão, sua terra natal; modelo com maior produção acumulada é o Corolla, com mais de 53 mi

Vagner Aquino, especial para o Estadão

08 de nov, 2023 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Toyota
Plantas da Toyota fora do Japão já produziram 119,6 milhões de veículos
Crédito:Toyota/Divulgação

A Toyota já ultrapassou 300 milhões de automóveis produzidos mundialmente em seus 88 anos de história. O marco inclui dados de produção até setembro de 2023. O número, a princípio, contempla tanto a fabricação no Japão quanto em outros mercados, inclusive Brasil, Europa e América do Norte, por exemplo. Só em sua terra natal, a fabricante já construiu 180,5 milhões de veículos desde agosto de 1935. A primeira montagem foi a picape G1.



De acordo com a marca, o modelo que mais saiu das linhas de produção em todo o planeta é o Corolla. O sedã já totalizou quase 53,4 milhões de exemplares. Fenômeno na indústria automotiva mundial, o sedã, só no Brasil, já emplacou mais de 35 mil unidades neste ano. Em outubro, de acordo com a Fenabrave, foram 3.996 emplacamentos. Assim, crava 79,3% do market share entre os sedãs médios vendidos no País.

O sedã, a princípio, nasceu em 1966, criou derivados e teve diversos estilos de carroceria ao longo das décadas. Some aí a perua Fielder vendida no Brasil há quase duas décadas e o Corolla Cross, lançado por aqui em 2021.

Publicidade


Toyota Corolla 2024
Toyota Corolla é o modelo mais longevo (Diogo de Oliveira/Estadão)

Brasil tem papel importante

Há quase 9 décadas, a história da Toyota – que se iniciou com a fundação da Toyoda Automatic Loom Works – teve um capítulo importante no Brasil. Foi aqui a construção da primeira fábrica da marca fora do Japão. Do complexo, construído na década de 1950 em São Bernardo do Campo (SP), saía o SUV Land Cruiser que, no País, foi chamado de Bandeirante.

Atualmente, só no Brasil, a Toyota tem, além da unidade do ABC paulista (em fim de linha), outras três fábricas em São Paulo. São elas: Indaiatuba, Porto Feliz e Sorocaba. Das linhas, saem Corolla, Corolla Cross, Yaris Hatch e Yaris Sedan. Importados da Argentina vêm Hilux e SW4. O RAV4 e o esportivo GR Corolla, por fim, vêm do Japão.


Siga o Jornal do Carro no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião