Você está lendo...
Toyota interrompe produção em todas as fábricas que mantém no Japão
SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Notícias

Toyota interrompe produção em todas as fábricas que mantém no Japão

Falha na linha de produção da Toyota interrompe as atividades em todas as 14 fábricas da montadora; detalhes do motivo não foram divulgados

Rodrigo Tavares, Especial para o Jornal do Carro

30 de ago, 2023 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Toyota
Plantas da Toyota fora do Japão já produziram 119,6 milhões de veículos
Crédito:Toyota/Divulgação

O mercado recebeu com surpresa a decisão da Toyota, tomada nesta terça-feira (29), de interromper a produção de suas fábricas no Japão. Assim, em um comunicado, a empresa decidiu suspender suas atividades em todas as 14 unidades do país. Entretanto, não se posicionou a respeito de uma data para retorno ou mesmo quanto tempo a paralisação durará.

Segundo a agência Reuters, a paralisação total se deu por conta de um mau funcionamento na linha de produção. A falha gerou não apenas a interrupção a ordem dos componentes cruciais, como também criou preocupações sobre a capacidade operacional da empresa, por exemplo. Não foram divulgados detalhes da causa, mas a possibilidade de um ataque hacker foi descartada.



A paralisação dos trabalhos se deu nas primeiras horas da terça-feira, interrompendo as funções em 12 das 14 fábricas. Ao longo do dia, as duas unidades restantes também tiveram suas atividades interrompidas. Assim, o impacto da medida não foi calculado, mas a Reuters estima que a paralisação represente quase um terço da produção global da Toyota em estagnação, por exemplo.

Publicidade


Paralisação da Toyota também afeta empresas afiliadas

Toyota
Toyota/Divulgação

O resultado das paralisações também afeta sistemas parceiros da marca, como, por exemplo, a Toyota Industries. O efeito em cascata obrigou a empresa a paralisar temporariamente suas duas fábricas. No ano passado, um ataque cibernético obrigou a Toyota a também paralisar suas fábricas, porém achou-se uma solução para retomar a produção, com uma rede alternativa.

Por fim, a nova interrupção representa um golpe contra os esforços da montadora, ainda se recuperando do período da “crise dos semicondutores”, onde a falta dos componentes atrasou entregas de carros novos em todo o mundo. A parada repentina das fábricas representa uma perda de cerca de 13 mil veículos, números de apenas um dia de produção.


Contudo, dados obtidos pela Reuters afirmam que a empresa conseguiu alcançar um crescimento de 29% nos ganhos de janeiro a junho, primeiro aumento considerável em um período de dois anos. Assim, a retomada da produção das fábricas da Toyota no Japão ocorrerá nesta quarta-feira (30), respeitando o horário local japonês.

O Jornal do Carro também está no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Novo Ford Territory chega para encarar Compass e Corolla Cross


Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Comportamento dos passageiros pode afetar a segurança da viagem

Dez recomendações para que os ocupantes do veículo não tirem a concentração do motorista durante o percurso

13 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Os passageiros têm um papel preponderante na segurança de um carro em movimento. O comportamento dentro do automóvel pode aumentar ou diminuir o risco de ocorrência de um acidente de trânsito

“Por motivos diversos, o motorista compromete a segurança ao volante do carro ao perder a capacidade de detectar obstáculos e não acionar os freios, por exemplo”, afirma Cleber William Gomes, professor de Engenharia Mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

“O tempo de reação é precioso para prevenir acidentes. Quando o motorista divide a atenção interagindo com outras pessoas a bordo, a incapacidade de identificar o perigo aumenta.”

Embora o ser humano acredite na capacidade de fazer várias tarefas ao mesmo tempo, a direção pode ser impactada por condições adversas, que atrapalham a visão, a concentração e a atenção de motorista e passageiros.

“Os passageiros devem ter consciência de que sua presença, de alguma forma, afeta o comportamento do motorista. Eles ajudam a criar o clima da viagem e tanto podem ser tranquilos e prestativos como gerar algum tipo de estresse”, diz Gomes.

Por isso, veja dez recomendações importantes para o passageiro manter intacta a segurança da viagem:

  1. Adote uma postura ativa, ajudando na localização do caminho, atendendo o telefone e avisando sobre eventuais riscos.
  2. Não distraia o motorista, falando alto demais, mudando constantemente a música e comentando o modo como ele dirige.
  3. Mantenha-se alerta. Passageiros que dormem durante a viagem aumentam a probabilidade de o motorista também pegar no sono. 
  4. Não esqueça de usar o cinto de segurança e exija isso dos demais ocupantes do veículo. As crianças devem se acomodar em cadeirinhas ou assentos adequados à idade.
  5. O passageiro tem o direito de reclamar com o motorista se ele estiver dirigindo com imprudência, mas isso deve ser feito tranquilamente, para não gerar estresse.
  6. Evite situações que tirem a atenção do condutor. Se alguém passar mal ou se as crianças estiverem agitadas, sugira fazer uma pausa na viagem a fim de acalmar a situação. 
  7. Adie a viagem se estiver irritado, nervoso, inseguro ou sob efeitos de drogas ou álcool. 
  8. Jamais coloque parte do corpo para fora do veículo, seja nas janelas ou no teto solar.
  9. Antes de abrir a porta para sair do carro, certifique-se de que não existem riscos para você e os pedestres da via.
  10. Embarque e desembarque sempre pela porta ao lado da calçada.