Não é mais novidade que o segmento de picapes grandes ganhou adeptos no Brasil. Nomes como Ford F-150, RAM 1500 e a recém-chegada Chevrolet Silverado já povoam a mente dos amantes de picapes, e tentam conquistar o consumidor. Assim, a Toyota não planeja deixar barato, e pode trazer oficialmente o modelo Tundra ao Brasil.
Segundo informação dos colegas do WM1, a Toyota estuda a possível importação da Tundra para o País, algo discutido já há algum tempo. Uma das provas dessa intenção foi o registro do desenho industrial do modelo no INPI, o que registra pelo menos o interesse da marca. Ainda que tenha comentado que não havia interesse em outras picapes além da Hilux, a marca planeja outros 9 modelos.
Do ponto de vista do mercado, a vinda do modelo grande da Toyota ao Brasil não é nada absurda, se considerarmos a vinda das outras três rivais (RAM, Ford e GM), todas direto dos Estados Unidos. Desta forma, o posicionamento do preço também pode acabar parecido, uma vez que todas pagam o mesmo imposto de importação.
Motor V6 Toyota supera Silverado, mas não F-150 e RAM 1500
Entretanto, o trato poderia ser diferente se uma delas viesse do México, onde o benefício dos acordos comerciais mitigaria o imposto, favorecendo o preço. Outro fator apurado pelo WM1 é a possibilidade da motorização híbrida, um motor V6 biturbo, de 3,4 litros, 394 cv e 66,2 mkgf de torque, número maior do que o apresentado na rival Silverado, com motor V8.
Junto ao conjunto motriz, por exemplo, está a transmissão automática de 10 marchas, com tração 4×4. Por fim, em matéria de desempenho, a Tundra supera o modelo da GM, que não utiliza o mesmo propulsor mecânico do esportivo Camaro, por exemplo.
No entanto, apesar da vantagem do motor V6 Toyota sobre o V8 5.3 da GM, a Tundra é superada pela rival Ford F-150, com seu 5.0 V8 de 405 cv, e também pela RAM 1500, com motor 5.7 V8 de 400 cv.
O Jornal do Carro também está no Instagram!