Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

21/02/2022 - 5 minutos de leitura.

Toyota vai oferecer opção de câmbio manual em seus carros elétricos

Patente registrada nos EUA mostra detalhes do câmbio manual da Toyota para carros elétricos com simulações de marchas e até de embreagem

Toyota bZ4X é um dos modelos elétricos da marca japonesa Crédito: Toyota/Divulgação

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

O câmbio manual tende a virar peça de museu do automóvel nos próximos anos, embora ainda tenha fãs no mundo inteiro. Isso porque, nos carros elétricos, os motores entregam o torque máximo de forma quase instantânea. Assim, dispensam a necessidade de marchas. Mas, indo na contramão dos automáticos, a Toyota está desenvolvendo um câmbio manual para carros alimentados por baterias.

A montadora registrou um projeto no Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos. Os esboços descrevem diferentes aspectos do modelo elétrico manual. Como, por exemplo, a simulação da pressão física para uma embreagem elétrica. Além disso, faz várias menções ao veículo poder alternar do modo manual para um modo sem marchas.

Divulgação/ BZ Forums
Continua depois do anúncio

De acordo com as informações do site BZ Forums, o estudo conta com cerca de sete engenheiros, que procuram montar um controlador capaz de alterar o torque do veículo elétrico.


Leia Mais


Como funciona?

Há modelos elétricos com transmissões multimarchas no mercado. São os casos do Porsche Taycan e do Audi E-Tron GT. Porém, ambos são equipados com motores elétricos, o que não parece ser parte da proposta da marca japonesa.

Ao que tudo indica, a Toyota quer adaptar o câmbio manual. Ou seja, o intuito é que um controlador simule o processo de forma eletrônica, unindo a força da reação de um “pedal de embreagem” a um câmbio conectado a caixa de marchas. Seria, portanto, uma ação reversa. Mas, para que isso ocorra, é necessário um terceiro pedal, que atue como um ”gerador de força”. Assim, o sistema ”dosaria” a reação e simularia marchas manuais.


Divulgação/BZ Forums

”O controlador do veículo elétrico ajusta o torque do motor usando um modelo baseado em um câmbio manual. Este varia de acordo com a intensidade de operação do pedal do acelerador. Bem como com a intensidade do pedal da pseudo-embreagem e com a posição de deslocamento do pseudo-calibrador”, explica a descrição da patente.

Projeto a longo prazo

De acordo com o site canadense, a patente está registrada desde junho do ano passado, por isso, espera-se que o projeto demore um tempo para sair do papel. Recentemente, a Toyota apresentou nada menos que 16 novos conceitos de carros elétricos que podem, ou não, ter o novo sistema que está em desenvolvimento.


Noriak Mitshhashi/Agência N-Rak

A nova gama inclui duas frentes de modelos. Uma delas contém apenas veículos 100% elétricos, enquanto a outra tem foco especial em modelos híbridos. De acordo com o CEO, Akio Toyoda, os 16 conceitos fazem parte de um planejamento para lançar 30 modelos eletrificados até 2030. Ou seja, poderemos ver os planos em prática nos próximos anos.


Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se

Notícias relacionadas

Mercado

VW lança nova marca de elétricos na China para concorrer com BYD

Mercado

Chevrolet fecha fábricas na Colômbia e no Equador e vira importadora

Notícias

Chery confirma picape média global para brigar com Hilux e Ranger

Notícias

Carros da BYD custam o dobro do preço cobrado na China; confira

OFERTAS 0KM
CRETA Action AT - PcD De R$ 119.990 por R$ 98.823

Hyundai Creta Action PCD

R$ 189.990,00 TAXA 0%

Caoa Chery Tiggo 8 MAX DRIVE

De R$ 149.990 Por: R$ 139.990

Hyundai Creta New Generation Limited Safety

Entrada de 60% (164.994,00) + 36x de R$ 3.927,64

Kia Sportage MHEV MHEV

R$144.990,00

Caoa Chery Tiggo 5X Pro Hybrid Max Drive

R$ 239.990,00

Caoa Chery Tiggo 8 PRO PHEV

VER TODAS AS OFERTAS