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Último suspiro do Vectra
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Último suspiro do Vectra

Com o fim do Vectra, que deixou de ser produzido para dar lugar ao Cruze, que chega em setembro, concessionárias Chevrolet da capital oferecem as versões hatch e sedã com descontos que podem passar de R$ 8 mil. Toda a rede oferece condições

06 de ago, 2011 · 4 minutos de leitura.

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 Último suspiro do Vectra

MILENE RIOS

Com o fim do Vectra, que deixou de ser produzido para dar lugar ao Cruze, que chega em setembro, concessionárias Chevrolet da capital oferecem as versões hatch e sedã com descontos que podem passar de R$ 8 mil.

Toda a rede oferece condições especiais de financiamento para os dois modelos, que são linha 2011. No plano em 24 pagamentos sem juros é preciso dar entrada de 53% do valor do carro.

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Na Absoluta (2973-3933), em Santana, zona norte, o hatch GT sai por R$ 51.800, desconto de R$ 7.264 em relação à tabela, que parte de R$ 59.064.

A opção Elegance do sedã, que tem preço sugerido de R$ 62. 147 sai por R$ 54.200, diferença de R$ 7.947. De série há air bag duplo, rádio com toca-CDs e MP3, controles de som no volante e faróis com regulagem de altura.

A edição limitada Collection, com rodas de alumínio, câmbio automático, revestimento de couro e sistema de som, tem abatimento de R$ 5.550. Ou seja, de R$ 65.400 sai por R$ 59.850.


Os preços praticados são semelhantes aos encontrados nas autorizadas Nova (5070-5500), na Vila Mariana, zona sul, e Itacolomy (2711-5000), na Consolação, região central da capital.

“Temos um volume grande de carros, mas algumas versões estão esgotando”, afirma o vendedor da Itacolomy, Antônio Neto. “As configurações automáticas do GT e GT-X, por exemplo, já não temos mais em estoque.” Na loja, o GT-X sai por R$ 55.800, abatimento de R$ 8.392 ante a tabela que parte de R$ 64.192.

Cruze na área


Na próxima semana o Cruze será apresentado aos concessionários da capital. O novo sedã médio da Chevrolet terá duas versões: LT, com câmbio manual de cinco marchas, e LTZ, com a automática de seis velocidades. Todas são equipadas com motor 1.8 16V flexível e os preços ficarão entre R$ 60 mil e R$ 70 mil.

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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos estimulam busca por fontes de energia renovável

Energia fornecida pelo sol e pelos ventos é uma solução viável para abastecer veículos modernos

19 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

eletromobilidade é uma realidade na indústria automotiva e o crescimento da frota de carros movidos a bateria traz à tona um tema importante: a necessidade de gerar energia elétrica em alta escala por meio de fontes limpas e renováveis. 

“A mobilidade elétrica é uma alternativa para melhorar a eficiência energética no transporte e para a integração com as energias renováveis”, afirma Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

O Brasil é privilegiado em termos de abundância de fontes renováveis, como, por exemplo, a energia solar e a eólica. “É uma boa notícia para a transição energética, quando se trata da expansão de infraestrutura de recarga para veículos elétricos”, diz o professor. 

Impacto pequeno

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Brasil tem condições de mudar sua matriz energética – o conjunto de fontes de energia disponíveis – até 2029. Isso reduziria a dependência de hidrelétricas e aumentaria a participação das fontes eólicas e solar.

Mesmo assim, numa projeção de que os veículos elétricos poderão representar entre 4% e 10% da frota brasileira em 2030, estudos da CPFL Energia preveem que o acréscimo no consumo de energia ficaria entre 0,6% e 1,6%. Ou seja: os impactos seriam insignificantes. Não precisaríamos de novos investimentos para atender à demanda.

Entretanto, a chegada dos veículos elétricos torna plenamente viável a sinergia com outras fontes renováveis, disponíveis em abundância no País. “As energias solar e eólica são intermitentes e geram energia de forma uniforme ao longo do dia”, diz o professor. “A eletromobilidade abre uma perspectiva interessante nessa discussão.”

Incentivo à energia eólica

Um bom exemplo vem do Texas (Estados Unidos), onde a concessionária de energia criou uma rede de estações de recarga para veículos elétricos alimentada por usinas eólicas. O consumidor paga um valor mensal de US$ 4 para ter acesso ilimitado aos 800 pontos da rede. 

Segundo Delatore, painéis fotovoltaicos podem, inclusive, ser instalados diretamente nos locais onde estão os pontos de recarga

“A eletrificação da frota brasileira deveria ser incentivada, por causa das fontes limpas e renováveis existentes no País. Cerca de 60% da eletricidade nacional vem das hidrelétricas, ao passo que, na Região Nordeste, 89% da energia tem origem eólica.”

Híbridos no contexto

Contudo, a utilização de fontes renováveis não se restringe aos carros 100% elétricos. Os modelos híbridos também se enquadram nesse cenário. 

Um estudo do periódico científico Energy for Sustainable Development fala das vantagens dos híbridos, ao afirmar que suas emissões de gases de efeito estufa são inferiores às do veículo puramente elétrico.

“Os veículos híbridos possuem baterias menores, com proporcional redução das emissões de poluentes. Essas baterias reduzem o impacto ambiental da mineração dos componentes necessários à sua fabricação. Os resultados demonstram que a associação de baterias de veículo que usam biocombustíveis tem efeito sinérgico mais positivo”, conclui o documento.