Depois de 25 anos de parceria, a Hyundai e o Grupo Caoa vão reorganizar seus negócios no Brasil. Além de unificar a rede de concessionárias e acabar com a bizarra divisão na venda de carros importados e feitos no País, a Hyundai Motor Brasil (HMB) e Caoa vão iniciar uma sinergia inédita. A fábrica da empresa brasileira em Anápolis (GO) receberá ferramentais e investimentos para produzir carros da sul-coreana esperados há tempos por aqui.
Após a disputa judicial de 2018, que teve julgamento na Alemanha concluído em 2021, com vitória para o grupo Caoa, a Hyundai renovou o contrato de representação. Porém, desta vez, as empresas chegaram a um acordo e vão unir forças para “destravar” os negócios. Assim, quem ganha é o consumidor, que vai voltar a ter acesso a carros mais modernos da marca, que não estavam vindo ao País há anos.
Hyundai Caoa terá novo Tucson nacional
Um bom exemplo do imbróglio entre Caoa e Hyundai é o SUV Tucson. Sucesso nos tempos de ix35 (seu nome chinês), o utilitário feito no Brasil não é da 4ª e atual geração, lançada em 2020. Em abril de 2022, o carro deixou de ser montado em Goiás por não atender à nova lei de emissões (Proconve L8). Depois, em abril de 2023, a Caoa apresentou o Tucson de 3ª geração com a plástica de meia vida de 2018. Mas o SUV não decolou e o preço caiu R$ 50 mil.
Agora, o cenário é totalmente diferente. Com a nova sinergia entre Hyundai e Caoa, o novo Tucson está prestes a chegar ao Brasil. E com produção em Goiás e a rede de concessionárias maior. Dessa forma, tal como antecipamos no Jornal do Carro, o novo Tucson chegará ao mercado brasileiro possivelmente já com a reestilização lançada em novembro de 2023.
Hyundai Palisade a caminho
Outro lançamento anunciado pela Caoa em 2023, mas que ainda não chegou às lojas brasileiras, é o SUV de 7 lugares Palisade. Com a importação de veículos nas mãos da Hyundai, o utilitário deve ser um dos primeiro modelos da nova fase das empresas a desembarcar no País. O Hyundai Palisade estreou em 2020 e substitui o Santa Fe em alguns mercados, como os Estados Unidos. No Brasil, terá a mesma missão. Ou seja, ser o novo SUV de topo de linha.
Disponível em versões de 7 e 8 lugares, o SUV Palisade tem 4,98 metros de comprimento e 2,90 m de entre-eixos. A unidade mostrada há um ano pela Caoa tinha motor 3.8 V6 a gasolina de 295 cv de potência e 36,1 mkgf de torque. Mas, ao Jornal do Carro, uma fonte da empresa confirmou à época que o modelo terá versão híbrida. Com isso, quando chegar ao Brasil, o Hyundai Palisade pode ter preço na faixa dos R$ 500 mil.
SUV elétrico Ioniq 5 nos planos
Já faz algum tempo que a marca sul-coreana estuda trazer ao Brasil a linha de elétricos Ioniq. Pois com o acordo com o grupo Caoa e o ciclo de investimento de US$ 1,1 bilhão até 2032, anunciado pelo presidente executivo global da Hyundai, os carros a bateria mais modernos da marca chegarão aqui. O primeiro a desembarcar deverá ser o SUV elétrico Ioniq 5, que foi flagrado com exclusividade pelo JC em testes em São Paulo.
Picape inédita está nos planos
Além dos novos SUVs e híbridos e elétricos, a Hyundai pode ter uma picape com chassi monobloco e tamanho de Chevrolet Montana e Fiat Toro. Vale lembrar que a marca não tem picape no Brasil. Portanto, com a reestruturação da parceria com a Caoa, a cotada Santa Cruz, que hoje é exclusiva da América do Norte, pode dar as caras por aqui. Por enquanto a sul-coreana não detalhou o investimento. Um anúncio será feito em 6 de março.
Atualizada em 29/2, às 17h19
Siga o Jornal do Carro no Instagram!