Você está lendo...
Vendas já acumulam alta de 10% ante 2009
SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Notícias

Vendas já acumulam alta de 10% ante 2009

Em agosto foram vendidos 312,8 mil veículos, estabelecendo recorde histório. No acumulado do ano já foram registradas 2,19 milhões de vendas. Presidente da Anfavea atribui avanço ao bom momento da economia, confiança do consumidor e expansão do...

08 de set, 2010 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

 Vendas já acumulam alta de 10% ante 2009

Natalia Gómez

As vendas de veículos no mercado interno devem seguir por volta de 300 mil unidades por mês até o final do ano, segundo Cledorvino Belini, presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Em agosto, foram vendidas 312,8 mil unidades, enquanto em julho foram 302,3 mil veículos. No acumulado de janeiro a agosto, as vendas de veículos acumulam alta de 10,1% ante o mesmo período do ano passado, para 2,19 milhões de unidades.

De acordo com o executivo, o setor está vivendo um bom momento que reflete a realidade econômica do País. “Atribuímos o avanço ao bom andamento da economia, à confiança do consumidor, à expansão do crédito e aos menores níveis de desemprego”, disse Belini em coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira 8.

Publicidade


Apesar do otimismo, Belini afirmou que parte do avanço foi motivado por maiores importações. No acumulado do ano, os licenciamentos de veículos nacionais cresceram 5,7% para 1,801 milhão de unidades, enquanto os importados cresceram 35,8% para 394 mil unidades. “A importação faz parte do jogo, mas é importante que as exportações também cresçam”, disse. A participação dos veículos importados no licenciamento foi de 15,6% no ano passado. Neste ano, até agosto,
a fatia foi de 18%.

Segundo Belini, as exportações do setor estão muito acima de 2009, quando os mercados “desapareceram” em razão da escassez de crédito, mas continuam abaixo do registrado em 2008. “Atualmente, o cenário está positivo mas ainda aquém dos resultados vistos há dois anos”, destacou. Em 2010, as exportações acumulam alta de 63,7% em valores ante o mesmo intervalo de 2009, com embarques de US$ 8,032 bilhões.

A Anfavea manteve suas projeções para este ano, com expectativa de vendas de 3,4 milhões de unidades de veículos, alta de 8,2%.


Deixe sua opinião