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Volks mostra Golf em versão mais potente
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Volks mostra Golf em versão mais potente

Enquanto a Volkswagen lança a nova geração do Golf no Brasil, o modelo mais bem sucedido da marca alemã aparece... leia mais

15 de set, 2013 · 2 minutos de leitura.

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 Volks mostra Golf em versão mais potente

Enquanto a Volkswagen lança a nova geração do Golf no Brasil, o modelo mais bem sucedido da marca alemã aparece em sua versão mais potente no Salão de Frankfurt, aberto ao público até este domingo. O Golf R chega ao estande da montadora no motorshow com motor 2.0 turbo de 300 cv e torque de 39 mkgf. A unidade de força é combinada ao câmbio manual de seis velocidades. Os dados revelam que o Golf R vai de zero a 100 km/h em 5,1 segundos – com câmbio DSG automatizado de dupla embreagem, a marca é cumprida em 4,9 segundos. De acordo com a Volkswagen, o modelo chega aos 250 km/h, velocidade controlada eletronicamente. Na Europa, o modelo parte de 38.325 euros, cerca de R$ 117 mil.

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Além de motor mais forte e suspensão esportiva, o Golf R tem para-choques redesenhados, entradas de ar maiores, escapamentos duplos, difusor traseiro e lanternas de LED. No habitáculo, os destaques são os bancos esportivos em couro Alcantara, bordados com a sigla “R”.

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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.