Na última semana, o Jornal do Carro noticiou dois leilões que traziam raridades como Chevrolet Opala, VW Fusca e um Mercedes-Benz C200 2010 cujo lance iniciava em R$ 26 mil. Agora, um Volkswagen Golf GTI de 2002 vai a leilão na Inglaterra. Além de ser um exemplar da série especial de 25 anos da lendária versão GTI na Europa, o hodômetro do hot hatch chama atenção. O “sapão” em questão rodou apenas 12,8 km.
Para valorizar ainda mais o raro veículo, a casa de leilões Silverstone Auctions informa que ele pertenceu a apenas um dono. A leiloeira, no entanto, não revela o porquê do “seminovo” ficar parado por tanto tempo. Pode-se dizer que esse tempo só o fez bem: o interior está intacto e é praticamente uma viagem à época em que os esportivos utilizam câmbio manual e as centrais multimídia ofereciam rádio e CD Player.
Baseado no quarta geração do Golf, o hatch apresenta pintura na cor Reflex Silver, rodas com acabamento esférico especial, soleiras em alumínio que levam o nome da versão e bancos traseiros com costura em vermelho escrita “GTI Recaro” (fabricante de bancos esportivos). Há também uma placa comemorativa que leva o número do chassi da unidade.
Honrando a configuração GTI, os freios dianteiros são maiores e demarcados com pinças vermelhas. Além disso, a suspensão formulação esportiva e é levemente mais baixa que as versões convencionais do Golf.
Motorzão turbo
Sob o capô, está o motor de quatro cilindros turbo de 1.8 litros. Ele é capaz de desenvolver até 180 cv e 24 mkgf de torque. Atrelado a ele, a caixa de câmbio tem transmissão manual de seis marchas. A manopla do câmbio, aliás, faz referência ao nome do carro, uma vez que é semelhante a uma bola de golfe.
O leilão acontecerá no dia 31 de julho e, por se tratar de uma raríssima unidade, a casa não aceitará reservas e lances antecipados. Não há uma estimativa de preço, mas certamente, seu arremate não será barato.
Golf GTI se despediu do Brasil há quase dois anos
No último ano do Golf no Brasil, a Volkswagen descontinuou a versão GTI na mesma época em que a configuração esportiva completava 25 anos no Brasil. Até então vendida como a única versão, ela custava altos R$ 151.530 e emplacou apenas 1.131 unidades em 2019.
O substituto, o híbrido Golf GTE estreou no Brasil com uma proposta promissora – gastar apenas 1,7 litro por 100 km rodados. Contudo, o mercado já preferia os SUVs aos hatches (principalmente aos hatches médios), e o preço de R$ 200 mil deixou o trabalho de emplacar a versão GTE ainda mais difícil.