Notícias

Volkswagen rompe com concessionária mexicana por alusão ao nazismo

Revendedora da Volkswagen ostentava decoração com cena histórica de Hitler em inauguração de fábrica da montadora

Redação

26 de set, 2020 · 3 minutos de leitura.

Sede da Volkswagen" >
Sede da Volkswagen
Crédito:Fabian Bimmer/Reuters
Sede da VW

Em maio, a Volkswagen precisou retirar uma propaganda do Golf de sua página oficial no Instagram, por conta de racismo. Agora, o assunto é nazismo. A parede da concessionária Coyoacán, na Cidade do México (México), estava decorada com um quadro que retratava uma celebração nazista. O conteúdo, por sua vez, foi postado em uma rede social por um cliente, resultando no corte de relações entre a montadora e o distribuidor.

A Volkswagen mexicana disse, em comunicado, que condenou a imagem exposta no local. Tratava-se de um pôster com uma fotografia de um Fusca cercado por soldados nazistas e várias bandeiras com suásticas (abaixo). A marca aproveitou, ainda, para enfatizar seu compromisso com a defesa da dignidade humana.



VW

“Desaprovamos o uso da imagem vista nas instalações. Ela mostra um regime que enfatizava o ódio e a discriminação, em uma época da história que, felizmente, ficou para trás”, disse o comunicado da subsidiária mexicana da Volkswagen. A revenda, por sua vez, não se manifestou sobre o caso.

Além do repúdio da própria Volkswagen, grupos passaram a se manifestar sobre o fato. Uma organização judaica, pioneira na luta contra o nazismo e em memória das vítimas do Holocausto, comemorou a decisão. “O mais apropriado foi reagir rapidamente em memória das vítimas da barbárienazista, como uma mensagem clara ao mundo”, disse o Centro Simon Wiesenthal, em comunicado à Volkswagen do México.

Entenda a história do Volkswagen Fusca

Fundada na década de 1930, a Volkswagen recebeu a missão de construir o “carro do povo”. Foi assim, por encomenda do ditador nazista Adolf Hitler, que o primeiro Fusca foi desenvolvido pelo engenheiro austríaco Ferdinand Porsche. O nome do engenheiro não é coincidência, Porsche foi o criado da marca de esportivos que hoje pertece ao grupo

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se