A Volkswagen revelou o seu primeiro sedã 100% elétrico que vai disputar mercado com o Tesla Model 3 – carro a baterias mais vendido do mundo na atualidade. O ID.Aero teve imagens divulgadas e revela formas com toques futuristas, tal como a nova Kombi elétrica, mas também elegantes o suficiente para considerá-lo o sucessor do tradicional Passat.
Com o fim dos carros a combustão previsto para a próxima década, o clássico sedã da marca alemã não deverá ganhar nova geração. Por outro lado, o ID.Aero surge sobre a plataforma MEB para completar a gama ID, que já tem o hatch ID.3, os SUVs ID.4 e ID.5, e a van ID.Buzz inspirada na velha Kombi. Com esses modelos, a Volkswagen dá um passo rumo à liderança do mercado de carros elétricos, atualmente dominado pela Tesla, do bilionário Elon Musk.
Continua depois do anúncioConforme noticiado pelo Jornal do Carro recentemente, um estudo da Bloomberg Intelligence apontou que a VW deve ultrapassar a empresa norte-americana em 2024.
Leia Mais
Detalhes
O ID.Aero é grande e tem 5 metros de comprimento. De acordo com a Volkswagen, o sedã tem linhas fortemente pensadas para priorizar a aerodinâmica, como o teto inclinado na traseira, ao estilo cupê. Isso, portanto, contribui para um coeficiente aerodinâmico (Cx) de apenas 0,23. Demais medidas, como entre-eixos, por exemplo, ainda não foram divulgadas.
O que se sabe por enquanto é que o protótipo virá com um pacote robusto de baterias de íons de lítio com capacidade de 77 kWh. Assim, terá autonomia de até 620 km (ciclo europeu WLTP). Potência, torque e outros detalhes continuam em sigilo.
Em relação ao visual, o ID.Aero se destaca pela barra luminosa que une os faróis com LEDs Matrix – como no irmão Taos. No mais, o protótipo usa rodas enormes de 22 polegadas. As lanternas vão de ponta a ponta da carroceria, ao estilo dos primos da famíliae-tron, da Audi. Além disso, não há maçanetas nas portas. No lugar delas, superfícies táteis e iluminadas.
A produção do ID.Aero será feita na China a partir do segundo semestre de 2023. Segundo especulações, o modelo se chamará ID.7. Nos Estados Unidos e Europa, o sedã com linhas de cupê estreia no mesmo período, com produção em Emden, na Alemanha. Por enquanto, não há previsão da vinda do modelo ao Brasil. Entretanto, a julgar pelos recordes nas vendas de carros elétricos no País, é provável que o futuro sedã venha a partir de 2025.
Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube
Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!