Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

28/06/2022 - 4 minutos de leitura.

Volkswagen revela o ID.Aero, sedã elétrico rival do Tesla Model 3

Protótipo da Volkswagen antecipa substituto do Passat que carrega motor elétrico e baterias capazes de proporcionar autonomia de até 620 km

Modelo tem estilo fastback e faróis com tecnologia LED Matrix Crédito: Volkswagen/Divulgação

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

A Volkswagen revelou o seu primeiro sedã 100% elétrico que vai disputar mercado com o Tesla Model 3 – carro a baterias mais vendido do mundo na atualidade. O ID.Aero teve imagens divulgadas e revela formas com toques futuristas, tal como a nova Kombi elétrica, mas também elegantes o suficiente para considerá-lo o sucessor do tradicional Passat.

Volkswagen/Divulgação

Com o fim dos carros a combustão previsto para a próxima década, o clássico sedã da marca alemã não deverá ganhar nova geração. Por outro lado, o ID.Aero surge sobre a plataforma MEB para completar a gama ID, que já tem o hatch ID.3, os SUVs ID.4 e ID.5, e a van ID.Buzz inspirada na velha Kombi. Com esses modelos, a Volkswagen dá um passo rumo à liderança do mercado de carros elétricos, atualmente dominado pela Tesla, do bilionário Elon Musk.

Continua depois do anúncio

Conforme noticiado pelo Jornal do Carro recentemente, um estudo da Bloomberg Intelligence apontou que a VW deve ultrapassar a empresa norte-americana em 2024.


Leia Mais


Detalhes

O ID.Aero é grande e tem 5 metros de comprimento. De acordo com a Volkswagen, o sedã tem linhas fortemente pensadas para priorizar a aerodinâmica, como o teto inclinado na traseira, ao estilo cupê. Isso, portanto, contribui para um coeficiente aerodinâmico (Cx) de apenas 0,23. Demais medidas, como entre-eixos, por exemplo, ainda não foram divulgadas.

Volkswagen/Divulgação

O que se sabe por enquanto é que o protótipo virá com um pacote robusto de baterias de íons de lítio com capacidade de 77 kWh. Assim, terá autonomia de até 620 km (ciclo europeu WLTP). Potência, torque e outros detalhes continuam em sigilo.

Em relação ao visual, o ID.Aero se destaca pela barra luminosa que une os faróis com LEDs Matrix – como no irmão Taos. No mais, o protótipo usa rodas enormes de 22 polegadas. As lanternas vão de ponta a ponta da carroceria, ao estilo dos primos da famíliae-tron, da Audi. Além disso, não há maçanetas nas portas. No lugar delas, superfícies táteis e iluminadas.

A produção do ID.Aero será feita na China a partir do segundo semestre de 2023. Segundo especulações, o modelo se chamará ID.7. Nos Estados Unidos e Europa, o sedã com linhas de cupê estreia no mesmo período, com produção em Emden, na Alemanha. Por enquanto, não há previsão da vinda do modelo ao Brasil. Entretanto, a julgar pelos recordes nas vendas de carros elétricos no País, é provável que o futuro sedã venha a partir de 2025.


Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se

Notícias relacionadas

Mercado

Nissan faz promoção e quer vender 250 Frontier na Agrishow

Lançamentos

Omoda 7 tem 1250 km de autonomia e inspiração no universo gamer

Segredos

Jaecoo terá picape no futuro, confirma executivo ao Jornal do Carro

Notícias

Wey 7 de 6 lugares tem autonomia de 1.000 km e vem em 2025

OFERTAS 0KM
De R$ 119.990,00 por R$ 113.990,00

Hyundai Creta Action 1.6

R$ 114.990

Caoa Chery Tiggo 5X Sport

A partir de R$ 245.490,00

Mitsubishi L200 Triton Sport Outdoor GLS

De R$ 149.990 por R$ 132.990,00

Hyundai Creta Limited Safety

R$129.990,00

Caoa Chery Tiggo 5X PRO

De R$ 86.490,00 por R$ 75.990,00

Hyundai HB20 Comfort Plus 1.0 MT

VER TODAS AS OFERTAS