Você está lendo...
Volvo vai revelar novo SUV elétrico compacto EX30 no dia 7 de junho
Mercado

Volvo vai revelar novo SUV elétrico compacto EX30 no dia 7 de junho

Novo SUV elétrico de entrada da Volvo, EX30 será menor que o atual XC40 e deve chegar ao Brasil no começo de 2024; patentes mostram o visual

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

10 de mai, 2023 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Volvo
Volvo promete vender apenas carros 100% elétricos até 2030
Crédito:Volvo/Reprodução

Agora já tem data: 7 de junho. Para seguir a sequência de lançamentos de modelos elétricos, vem aí o EX30, a nova aposta da Volvo em modelos movidos a energia elétrica. O SUV, que será apresentado globalmente, deve chegar ao mercado no primeiro bimestre de 2024. Como trunfos, o modelo de entrada da marca sueca terá tamanho menor que o irmão XC40 (de 4,44 metros), além do design bem resolvido característico da fabricante, boa autonomia e, como de praxe, segurança extra.



Pensado para atrair um público mais jovem, o EX30 já tem pré-venda prevista para este ano. Os preços ainda são desconhecidos. Entretanto, por ser menor que XC40, o EX30 deve custar menos. Aposta-se em algo entre R$ 250 mil e R$ 300 mil. Justamente a faixa do Peugeot e-2008 (R$ 259.990).

Patente do Volvo EX30

Publicidade


Visual revelado por patentes

Visualmente, o EX30 seguirá o DNA da marca. Que as lanternas têm iluminação por LEDs e pontos de iluminação que avançam pelas laterais do vidro traseiro, já sabíamos. Entretanto, agora, imagens de patentes revelaram novos detalhes. O modelo tem capô longo e alto, grade fechada e faróis em formato “martelo de Thor”. Como a Volvo já havia adiantado, é uma espécie de homenagem ao EX90. Nota-se pelo design frontal. As laterais, contudo, têm personalidade própria. Destaque para a larga coluna C.

Volvo
Patente do Volvo EX30

E não é só no visual que o modelo promete imitar os irmãos. O EX30 certamente herdará recursos semiautônomos, bem como os demais SUVs. Já a mecânica – também ainda não revelada – não deve fugir muito ao XC40. No entanto, espera-se que também tenha tração dianteira e tração integral (com dois motores elétricos), talvez, nas configurações mais caras.


O novo compacto da Volvo terá produção na China e contará com diferentes opções de baterias e desempenho. Ainda sem nada cravado, acredita-se que venha de uma versão menor da plataforma modular SEA, da Geely – atual proprietária da fabricante sueca. Desse modo, talvez conte com baterias com cerca e 50 kWh e autonomia próxima dos 300 km. Isso, a princípio, reduz custo e peso do veículo, tornando-o mais atrativo financeiramente.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Nova Ford F-150 tem sistema eletrônico para manobrar reboques e trailers
Deixe sua opinião