Hairton Ponciano Voz

12/10/2020 - 9 minutos de leitura.

Volvo XC60 T8 Polestar é um SUV feito para correr no asfalto

A Polestar, versão mais exclusiva do Volvo XC60, custa a partir de R$ 383.950, tem propulsão híbrida de 407 cv e um trabalho especial no chassi

Visto por fora, a versão Polestar do Volvo XC60 chama atenção pelas enormes pinças de freio amarelas, atrás das rodas aro 22 Crédito: Volvo/Divulgação

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Qualquer Volvo XC60 chama atenção, seja pela beleza das linhas, seja pelas dimensões. Mas, além dos traços escandinavos espalhados por 4,69 m de comprimento, o SUV dessas fotos tem algo a mais. Ele tem estrela. A Volvo está vendendo no Brasil as versões Polestar do sedã S60 e do SUV XC60 T8. Polestar é a estrela guia, estrela do norte, e também o nome da divisão esportiva da marca sueca.

No XC60 T8 Polestar, que custa a partir de R$ 383.950, algumas coisas captam a atenção instantaneamente, especialmente quando visto de perfil. O SUV atrai pelas enormes pinças de freio douradas da Akebono, fornecedora japonesa que faz até freios para trem bala. Elas formam um belo conjunto com as rodas de 22 polegadas.

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Volvo/Divulgação

De frente e de traseira, o SUV é um pouco mais discreto. Ou, melhor dizendo, menos chamativo. A dianteira tem grade pintada de preto brilhante e uma pequena estrela, símbolo da Polestar. Só iniciados vão notar o detalhe. O para-choque é exclusivo. Da mesma forma, na traseira a pequena estrela guia estilizada volta a aparecer, e a discreta inscrição “Polestar Engineered” decora as ponteiras duplas de escape.

Volvo XC60 Polestar tem cintos amarelos

Se a estrela não é muito de chamar atenção, os cintos de segurança dourados atraem até quem está do lado de fora. Eles são os maiores destaques do lado de dentro, e fazem um belo contraste com os bancos de couro no tom “carvão”, segundo a denominação da fabricante.

A Polestar não interferiu no conjunto de motores e câmbio. Como em qualquer XC60 T8, o SUV tem propulsão híbrida. São 407 cavalos, que representam a soma dos 320 cv do motor 2.0 turbo a gasolina mais os 87 cv do propulsor elétrico. A dupla garante torque de 65,2 mkgf, e leva o carro a 100 km/h em 5,3 segundos. A máxima é de 230 km/h, de acordo com a marca.


Volvo/Divulgação

Mas, se considerou que o conjunto motor-câmbio já tinha brilho suficiente, a Polestar concentrou seus esforços no acerto de chassi. As molas são mais rígidas, e os amortecedores, da Öhlins, são ajustáveis tanto na frente como atrás. Além disso, o modelo recebeu batentes e barras estabilizadoras exclusivos.

Tudo isso aliado aos pneus largos e perfil baixo (265/35) fazem do XC60 T8 Polestar um carro muito estável, mas também muito duro. Os pneus agarram nas curvas, mas a suspensão sofre com os buracos (e os ocupantes sofrem junto). Dependendo da falha no piso, a batida seca de fim de curso é forte. Por isso, na prática essa versão foi feita para asfalto de boa qualidade, a despeito da carroceria de SUV. Conselho de amigo: se você comprar um carro desses, evite a terra. Essa estrela foi feita para brilhar sobre boa pavimentação.


É um SUV, mas feito para o asfalto

Como ocorre em carros híbridos, em baixas velocidades, quando apenas o motor elétrico dá conta, o silêncio é total. Mesmo como os dois motores operando, o XC60 não é escandaloso. O motor a gasolina traciona as rodas dianteiras, enquanto o elétrico movimenta o eixo traseiro. Isso também explica o bom comportamento em curvas. O câmbio automático tem oito marchas.

Entre as peculiaridades dos automóveis da Volvo, está o botão de ignição. Ele não é de apertar, como em qualquer carro moderno, mas sim de virar para a direita, tanto para ligar como para desligar. Outra característica da marca sueca é o monitor vertical de 9” da central multimídia.


Volvo/Divulgação

O acabamento impressiona, com couro nos bancos e no painel, além de superfície preta brilhante no console, contrastando com os cromados em detalhes como o seletor de modos de condução. Ali é possível escolher entre condução elétrica, híbrida, esportiva e 4×4. Os bancos apoiam bem o corpo e os dianteiros têm até um extensor para as pernas, tudo ajustável eletricamente. Além dos 407 cv dos motores, o SUV tem muita potência e qualidade também no sistema de som Harman Kardon: são 600 Watts, distribuídos por 13 alto-falantes.

Carga elétrica não dura muito

De acordo com a Volvo, o XC60 pode rodar até 40 km no modo puramente elétrico. Mas isso só acontece se o motorista resistir à tentação de pisar com um pouco mais de vontade no acelerador. Caso, contrário, a gente vê a autonomia da carga acumulada diminuindo rapidamente no quadro de instrumentos virtual de 12,3”. A Volvo informa que em uma tomada de 220 volts a carga total é obtida em três horas.


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Os faróis de LEDs acompanham as curvas e contam com assistente de facho alto. Eles baixam automaticamente para evitar ofuscamento de quem está na frente, indo ou vindo. Além disso, o modelo conta também com sistemas semiautônomos de condução, caso do controle de velocidade adaptativo (mantém distância do veículo da frente) e do alerta de mudança de faixa, com correção do volante. Esse último funciona a até 200 km/h, segundo a fabricante.


O SUV também freia sozinho, se detectar risco iminente de colisão com algum carro da frente. Mas o sistema é muito “assustado”, e às vezes ele “pisa” no freio sem necessidade. Mas a gente desculpa, afinal, ele faz isso em nome da segurança. E você que ainda tinha preconceito de carro feito na China, como fica agora?

Volvo/Divulgação

Prós e Contras

Prós


Estilo: O XC60 Polestar não é muito de chamar a atenção, mas ele agrada nos detalhes.

Contras

Suspensão dura: O chassi firme garante muita estabilidade ao SUV e ele encara curvas com precisão, mas o custo é o desconforto sobre piso ruim.


Ficha técnica

Preço: R$ 383.950

Motores: 2.0, 4 cil., 16V, turbo, gasolina + elétrico


Potência total (cv): 407 a 5.700 rpm

Torque (mkgf): 65,2 de 2.200 a 5.400 rpm

Câmbio: Automático, 8 marchas


Comprimento: 4,69 m

Largura: 1,9 m

Altura: 1,66 m


Porta-malas: 468 litros

Peso: 2.174 kg

0 a 100 km/h: 5,3 s


Máxima: 230 km/h

Fonte: Volvo

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