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VW ID.4 vai de São Paulo ao Rio de Janeiro sem recarregar baterias
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VW ID.4 vai de São Paulo ao Rio de Janeiro sem recarregar baterias

Novo VW ID.4 percorreu 456 km e chegou ao RJ com 18% de capacidade de carga; SUV elétrico estará no Rock in Rio e estreia em breve no Brasil

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

23 de ago, 2022 · 6 minutos de leitura.

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VW ID.4
Volkswagen prepara novos SUVs para compor sua gama de elétricos
Crédito:Divulgação/Volkswagen

A Volkswagen ainda não tem um carro elétrico à venda no Brasil, mas isso está prestes a mudar. A marca alemã está realizando os testes finais com o SUV elétrico VW ID.4 e aproveitou para anunciar um grande feito: o utilitário foi de São Paulo ao Rio de Janeiro sem precisar recarregar as baterias. Ao todo, foram exatamente 456 km e, na chegada à capital fluminense, o odômetro apontava 131 km restantes, com 18% de capacidade de carga das baterias.

Na prática, o SUV tem um pacote de baterias de 77 kWh, que garante autonomia de até 522 km com uma carga completa. Ou seja, o modelo que foi de SP ao RJ ultrapassaria essa marca. Um detalhe é que o Volkswagen ID.4 – que aceleramos o Jornal do Carro – tem um conjunto elétrico potente, com 204 cv e um torque robusto (e instantâneo) de 31,6 mkgf. Vale dizer que o SUV foi o Carro do Ano de 2021 e ganhou um CarBuzz Awards 2021 na categoria “Save the Planet”.

VW ID.4
Divulgação/Volkswagen

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Como foi o percurso?

Para o percurso, a versão First Edition Max na cor azul saiu da fábrica da VW em São Bernardo do Campo (SP) com destino ao Pier Mauá, no centro do Rio de Janeiro. E claro que o comportamento e desempenho do carro depende da forma de condução. Nesse caso, o SUV teve como piloto o Gerente Executivo de Desenvolvimento de Produto, André Drigo.

De acordo com a montadora, as condições da viagem simularam o uso normal do veículo. O ID.4 estava com os sistemas de entretenimento, ar-condicionado e faróis DRL ativos durante todo o trajeto. Mas não é só. A maioria dos recursos de assistência ao motorista estavam em uso, como é o caso, por exemplo, do controle de cruzeiro adaptativo (ACC). Além dele, o motorista também acionou a frenagem automática de emergência com reconhecimento de pedestres e ciclistas, o sistema de manutenção de faixa, o detector de fadiga do motorista, o detector de ponto cego e o Head-Up Display com realidade aumentada. Ou seja, estava praticamente tudo ligado no modelo.

Divulgação/Volkswagen

A rota até a cidade maravilhosa foi exibida na central multimídia de 12 polegadas, através do espelhamento de celular – que tem compatibilidade para Android Auto e Apple CarPlay. Segundo Drigo, o ar-condicionado estava na faixa dos 22 graus. E, para fazer a rota, ele escolheu o modo Conforto, que entrega mais maciez nas suspensões e direção mais leve.



Condições de viagem

De acordo com o comunicado, a equipe saiu da fábrica na Anchieta por volta das 6h da manhã, quando o tempo marcava 17 graus. O VW ID.4 fez viagem na média dos 65 km/h, com um motorista e um passageiro durante todo o trajeto. Segundo a fabricante, o SUV conseguiu regenerar 2% de carga na Serra das Araras, que aumentou 28 km na autonomia.

“O interessante é que os sistemas de assistência realmente nos ajudam a conduzir o veículo de uma forma muito mais tranquila. O cansaço corporal sentido pelo motorista é praticamente eliminado. Os bancos também são muito confortáveis e a gente tem um contato visual com o trânsito de uma maneira diferente da habitual”, afirma Drigo.


Elétricos Volkswagen
Volkswagen/Divulgação

Próxima aparição

Agora, a VW vai mostrar o ID.4 no Rock in Rio, que acontecerá entre os dias 2 e 11 de setembro no Rio de Janeiro. No estande da alemã, espera-se também a presença da nova ID.Buzz, a Kombi elétrica. No entanto, a van virá para demonstração ao público. Ou seja, não há confirmação de quando (e se) o furgão será comercializado aqui. Vale lembrar que a Kombi elétrica entrou em produção há três meses na Alemanha. Dessa forma, ainda deve demorar a chegar nas lojas brasileiras. Mas é claro que a apresentação sinaliza a intenção da fabricante.

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.