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VW mostra novo motor para Gol e Saveiro
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Avaliação

VW mostra novo motor para Gol e Saveiro

Hatch e picape ganham novo 1.6 16V com 120 cv nas versões Rallye e Cross. Visual segue o mesmo

27 de mar, 2014 · 7 minutos de leitura.

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  VW mostra novo motor para Gol e Saveiro

A Volkswagen precisava mexer na linha de motores. Depois da
difusão do 1.0 litro de três cilindros já presente em Up! e Fox Bluemotion, a
gama EA211, mais moderna que a atual EA111 – e a mesma dos 1.4 e 2.0 turbinados
do novo Golf – ganhou mais um representante. Um aguardado 1.6 16V de 120 cv e
16,7 mkgf (com etanol) passa a equipar a linha 2015 de Gol Rallye e Saveiro Cross que chegam
às concessionárias da marca nas próximas semanas.

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A picapinha ainda ganhou mais eletrônica a bordo, que trouxe sistemas importantes (disponíveis
apenas para a Cross por enquanto) como um inédito controle de estabilidade e
tração, freios ABS com modo off-road e até “hill
holder” – assistente de partida em rampa.
A Saveiro também passa a ter freios a disco nas quatro rodas – estes para toda família Saveiro.

LINHA VW 2015

A linha 2015 também teve mudanças na distribuição das
versões. Para Gol e Voyage, a gama se divide entre Trendline, Comfortline e
Highline, além dos hatches aventureiros Track 1.0 e o Rallye com o novo motor.
O Gol também ganhou um pacote Fun – como aquele
de 2001 – com interior diferente, volante em couro e adesivos externos. O
sedãzinho também tem uma nova versão topo, a Evidence, com direito a bancos
revestidos em Alcantara. Já a Saveiro parte da Startline, passa pelas Trendline
com cabine simples e estendida e chega à topo Cross – a versão Trooper deixa de
existir.


Por enquanto, a gama também continua com os motores 1.0 TEC
e 1.6 8V, que ganha o “sobrenome” MSI. Os novos propulsores são reservados
apenas às variantes aventureiras Rallye e Cross, de Gol e Saveiro,
respectivamente. A Volkswagen ainda não definiu os preços da nova linha, mas é
possível esperar acréscimos aos atuais valores.

AO VOLANTE

Sem nenhuma mudança por fora, a real novidade do Gol aparece
na hora de dar a partida. O novo motor gira suave e os 120 cv a 5.750 rpm (com gasolina são 110 cv) dão
ao hatch aventureiro um desempenho bastante convincente. Ele ainda não chega a
ser esportivo, mas tem um caráter sensivelmente mais animado do que com o motor
1.6 8V.


Andando devagar é até difícil perceber a mudança sob o capô.
Mesmo com o torque máximo de 16,8 mkgf (ou 15,8 mkgf com gasolina) aparente apenas a 4 mil rotações, há
força suficiente para uma tocada tranquila na cidade, sem aquela sensação de
falta de fôlego em giro baixo ainda comum em alguns 16V.

A diferença mesmo está quando se dirige de maneira mais vigorosa. O Gol ficou bem melhor de guiar com o
conta-giros acima dos 3.500 rpm. Isso significa que o compacto encara estrada
com mais disposição e consegue manter velocidades elevadas sem sinal de
cansaço. O novo 1.6 16V não sobe de giro tão rápido como o “irmão
menor”, o 1.0 de três cilindros, mas também entrega suavidade de
funcionamento e nível de ruído relativamente baixo.

As mudanças no câmbio automatizado I-Motion deixaram o
sistema ligeiramente mais “acordado”. A transmissão reage melhor às
solicitações do pé direito e tem trocas mais rápidas. Aquela hesitação na hora
de reduzir as marchas para uma ultrapassagem diminuiu e toda a conversa com o
motorista está mais direta. No entanto, ele ainda tropeça no uso urbano, com
interrupções bruscas na transmissão de força durante as mudanças de marcha.


A Saveiro compartilha as mesmas sensações do Gol, com o
adendo de ser razoavelmente mais estável em alta velocidade, muito em função do
entre-eixos 29 cm maior. A picape também acelera com vigor e consegue
relativo nível de conforto a bordo – considerando porte e proposta do
modelo.


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