Se a Fiat vai lançar a Titano no próximo mês para brigar com a Hilux, a Toyota também não vai ficar para trás. De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e região, a montadora japonesa pretende produzir também uma picape intermediária rival da Toro em sua fábrica no interior de São Paulo. As informações são da agência AutoData.
O projeto deverá tomar forma após a chegada do Yaris Cross ao mercado brasileiro, SUV compacto com versões híbridas cuja produção começa ainda neste ano. Ou seja, com todas as fases de desenvolvimento do produto, o lançamento da picape ficaria apenas para 2027.
O interesse da Toyota em um veículo para concorrer no segmento de Ford Maverick, Ram Rampage e Chevrolet Montana não é de hoje. No Salão de Tóquio do ano passado, por exemplo, a marca revelou um conceito de picape elétrica chamado EPU com proporções semelhantes às das concorrentes – apesar do visual ser diferente. Entretanto, o modelo feito aqui será híbrido flex.
Como será a nova picape da Toyota
As primeiras especulações sobre a nova picape indicavam que ela compartilharia a plataforma com o Corolla sedã e o Corolla Cross, a TNGA. Assim, teria visual inspirado na versão mais recente do SUV, que estreou recentemente na Tailândia e deve chegar ao Brasil em 2025.
Contudo, a confirmação do Sindicato de que a caminhonete terá produção em Sorocaba também indica que sua base poderia ser a DNGA, a mesma do Yaris Cross, que será feito por lá assim como o Corolla Cross. Dessa forma, a picape chegaria ao mercado com preço mais competitivo, já que teria uma plataforma mais simples, para se destacar em um segmento em expansão. Além de trazer uma tecnologia híbrida flex, inédita na categoria.
O Jornal do Carro também está no Instagram!