Você está lendo...
Dojão que vale por dois GM
Carro do leitor

Dojão que vale por dois GM

Carlos Souza de Oliveira é o terceiro dono do Dodge Dart 1975 desta reportagem. Amante de antigos, ele começou comprando carros para restaurar, mas logo se cansou da tarefa. "É muito caro e trabalhoso", diz.

11 de set, 2011 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

 Dojão que vale por dois GM

GUILHERME WALTENBERG

Carlos Souza de Oliveira é o terceiro dono do Dodge Dart 1975 desta reportagem. Amante de antigos, ele começou comprando carros para restaurar, mas logo se cansou da tarefa. “É muito caro e trabalhoso”, diz. Quando já tinha uma dupla admirável, formada pelos Chevrolet Malibu 1967 e Diplomata 1991 (que pertenceu à Presidência da República), viu o anúncio do Dojão e se deixou levar pela intuição. “Sempre quis esse carro. Não pensei. Vendi os dois e comprei este.”

Ele afirma que ficou feliz com o negócio porque o carro estava conservado e tinha todas as características de um clássico. Motor V8, apenas 105 mil km rodados, placas pretas e o manual do proprietário original. De acessórios há apenas o carburador quádruplo e as rodas esportivas de época. “Puro charme”, diz.

Publicidade


A alavanca de câmbio fica na coluna de direção e tem três marchas, que, segundo Oliveira, são suficientes para fazer os pneus cantarem.

Mas uma dúvida o intrigava. Ele não encontrou registros da época sobre a cor caramelo do teto de vinil. Para certificar-se da originalidade do Dart, foi atrás do primeiro dono. O encontro ocorreu em agosto em um evento de carros da marca em Itupeva (SP).


“O Dodge era de um senhor de 81 anos que ficou 31 com ele”, conta. “O teto caramelo foi um pedido feito à fábrica.” E o motivo da baixa quilometragem é que o carro era usado apenas nos fins de semana e viagens.”

Na volta para a capital, Oliveira diz que, sem se dar conta, pisou mais fundo no acelerador e se surpreendeu. “Quando percebi, estava beirando os 140 km/h e o carro nem sequer tremia”, diz. “Parecia um zero-km.”

O colecionador conta que seu filho de três anos é fã do carro. “Ele quer que eu vá buscá-lo todo dia na escola com o Dodge.”


Deixe sua opinião