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Um Fusquinha muito irreverente
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Carro do leitor

Um Fusquinha muito irreverente

Empresário argentino transforma a carcaça de exemplar do Volkswagen num modelo de dois lugares, sem teto e que lembra um carro de fórmula. Motor é o 1.6 a ar do Gol e o veículo é tão peculiar que tem até nome próprio: Fuzzio

12 de jun, 2010 · 4 minutos de leitura.

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 Um Fusquinha muito irreverente
Fuzzio tem dois lugares e dez faróis na dianteira

Fuzzio tem dois lugares e dez faróis na dianteira

Se tem uma coisa que irrita o empresário argentino Hugo Oscar Brizzio é ouvir sua criação ser chamada de Buggy. Ele define o modelo que customizou como “um legítimo Fusca que traz apenas alguns retoques ousados.” O veículo recebeu até nome próprio: Fuzzio, união da palavra Fusca com o sobrenome do proprietário.

Em 1978, ele encontrou num ferro velho um Fusca vermelhinho, pelo qual pagou R$ 600. A carcaça foi levada para a empresa de Brizzio, no interior do Estado, e se transformou em seu passatempo após o expediente.

“Só aproveitei o capô e a parte traseira.” Utilizando chapas de aço e seu gosto por velocidade, ele criou soluções que deixaram o Fuzzio com aparência de um carro de fórmula. “Ele tem entradas de ar laterais na parte superior, que parece um santantônio, além de um defletor dianteiro, abaixo do capô.”

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Sem teto, o modelo chama a atenção também por causa das rodas dianteiras de 15” com para-lamas independentes da carroceria. O para-brisa ganhou um recorte na parte central para melhorar o fluxo de ar que vai em direção ao duto traseiro. As portas são dois arcos que abrem e fecham verticalmente.

Como o carro estava sem motor, o empresário resolveu alterar o “coração” do antigo Fusca. Colocou um 1.6 refrigerado a ar do VW Gol. “Era para ser diferente e eu sempre gostei desse motor”, explica Brizzio, que instalou dois carburadores de Opala para deixar o Fuzzio mais esperto.

Além disso, o capô traseiro foi retirado. Aberto, o “bocal” exibe o movimento e as cores do propulsor, sonorizado por um escapamento com duas saídas.


Tampa do motor foi retirada para aumentar exclusividade

Brizzio retirou a tampa do motor para aumentar a exclusividade

Na dianteira, o Fuzzio traz nada menos que dez faróis, que totalizam 1.000 watts de potência. O painel conta com vários instrumentos e diversos botões para ligar as luzes.

Não há chave para dar a partida. O acionamento do motor é feito por meio de um botão. Os bancos esportivos são da cor da carroceria. “Foram eles que inspiraram a escolha do amarelo.” (Leandro Alvares)

FOTOS: SÉRGIO CASTRO/AE


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