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BMW F 800 GS ganha versão Adventure
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BMW F 800 GS ganha versão Adventure

Depois de lançar o facelift da F 800 GS, a BMW mostra a versão Adventure da big trail. Com o... leia mais

03 de mai, 2013 · 3 minutos de leitura.

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 BMW F 800 GS ganha versão Adventure

Depois de lançar o facelift da F 800 GS, a BMW mostra a versão Adventure da big trail. Com o mesmo visual, a principal diferenciação dessa nova versão fica por conta do tanque de combustível maior, que passa de 16 l para 24 l e aumenta a autonomia em cerca de 120 km.

Outras mudanças são o subchassi reforçado para aguentar o maior peso, que passou de 214 kg para 229 kg em ordem de marcha, um para-brisa maior, banco mais confortável, protetor de motor e pedaleiras mais largas e ajustáveis. Na Europa, a F 800 GS tem suspensão dianteira ajustável que também está presente nesta versão.

Os freios ABS são de série, mas o controle de tração se torna um opcional, podendo ser instalado com o modo Enduro, que mantém o controle de tração e o ABS ativados, mas atuando de maneira permissiva com as derrapagens controladas do piloto. O motor é o mesmo bicilíndrico de 85 cv e 8,4 mkgf de torque.

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As 1.000 primeiras unidades, batizadas de Launch Edition vão contar pintura especial e três pacotes de equipamentos. O Confort traz computador de bordo, cavalete central e manoplas aquecidas. Já o Enduro oferece controle de tração com modo enduro e acessórios especiais como o conjunto malas laterais em alumínio, o top case central e um GPS desenvolvido para BMW Motorrad. Ainda não há previsão de chegada do modelo ao Brasil.

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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.