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Honda PCX 150: abrindo caminhos
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Honda PCX 150: abrindo caminhos

José Antonio Leme / Fotos: DivulgaçãoO segmento de scooters vem crescendo no Brasil, principalmente nas grandes cidades, onde eles são... leia mais

01 de mai, 2013 · 4 minutos de leitura.

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 Honda PCX 150: abrindo caminhos

José Antonio Leme / Fotos: Divulgação

O segmento de scooters vem crescendo no Brasil, principalmente nas grandes cidades, onde eles são uma boa alternativa ao carro para quem faz deslocamentos curtos. De olho nesse público, a Honda lança por R$ 7.990 o PCX 150, modelo maior e com mais soluções tecnológicas que o Lead, seu “irmão” com motor de 110 cm3 e líder da categoria. Feito em Manaus (AM), deve agradar justamente por oferecer um pouco mais de conforto que o veterano.

A posição de pilotar é um pouco diferente da convencional. O motociclista fica com as pernas mais esticadas, já que o PCX é maior que concorrentes como o Suzuki Burgman e o Dafra Smart 125, entre outros. Anda assim, não é um grande parceiro de condutores com mais de 1,80 metro de altura, pois o guidom é baixo e bate nos joelhos durante manobras. O banco divide o espaço do piloto e do garupa por meio de um apoio de lombar. Com rodas de 14 polegadas de série, o novo Honda vai melhor que o Lead na dirigibilidade e para vencer os buracos das vias. Mas a suspensão traseira com dois amortecedores não faz milagres. Culpa do curso reduzido, uma característica comum dos scooters.

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O motor de um cilindro gera 13,6 cv e 1,41 mkgf, suficientes para levar o PCX aos 118 km/h de velocidade máxima. Com isso, pode trafegar por rodovias com segurança – essa aptidão era restrita aos maxiscooters, como o Dafra Citycom 300. Isso é o que mais atrai no novo modelo, que se comporta como uma espécie de irmão mais velho e aperfeiçoado do Lead. O câmbio CVT (de relações continuamente variáveis) é suave nas trocas, mas deixa a desejar em retomadas e acelerações.

O dispositivo batizado de Idling Stop System é um dos destaques do PCX. Sua função é desligar o motor em paradas superiores a três segundos (uma luz no painel alerta sobre essa situação), religando-o quando o piloto acelera. Dá para desativar o sistema por meio de um botão no punho direito.


O espaço sob o banco é tão bom quanto na Lead. Um botão destrava o assento, assim como o tanque de gasolina.
Os freios têm disco na dianteira e tambor atrás. Há ainda o recurso de frenagem combinada, em que pedal e manete são acionados ao mesmo tempo. O visual é outro ponto em que o PCX se mostra mais atraente que o Lead.


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