Onboard

Já dá para comprar um carro chinês?

A resposta para essa pergunta sempre foi um sonoro não. Mas agora, pela primeira vez, a resposta pode passar a ser sim

Diego Ortiz

14 de fev, 2019 · 4 minutos de leitura.

Tiggo 7" >
CAOA Chery Tiggo 7
Crédito: Crédito: CAOA Chery/Divulgação

Em todo lugar que alguém descobre que eu sou jornalista automotivo duas perguntas são recorrentes:
qual o carro mais legal que você já dirigiu? E se vale a pena comprar um carro chinês? A primeira
resposta tem variado ao longo dos anos. A segunda nunca foi diferente de não. Mas estes dias podem
estar contados. A CAOA Chery lançou nesta semana o Tiggo 7 que, de acordo com a mídia especializada,
é um poço de virtudes.

Eu ainda não dirigi o carro. Mas para o Hairton Ponciano, um dos mais experientes avaliadores do setor, desempenho, lista de equipamentos e até o acabamento, sempre o ponto mais fraco dos chineses, têm nota alta. Há certos deslizes, como o conta-giros, que funciona no modo anti-horário. Mas fora isso, não há nada realmente que possa ser considerado um defeito grave.

Este aumento da qualidade de modelos chineses, em especial os da CAOA Chery, têm um motivo lógico e
que é cantado aos quatro ventos há tempos. Há 20 anos, automóveis coreanos também não eram bons. Eram iguais ou piores que os primeiros chineses. Mas projetistas e engenheiros do mundo todo foram contratados, trabalharam duro por anos, e o fruto disso está hoje nas ruas do planeta sob a forma de Hyundai e Kia, brigando de igual para igual com Ford, Renault e Volkswagen em alguns segmentos.

Publicidade


Hyundai e CAOA no rastro do Tiggo 7

Importador oficial da Hyundai por anos no País, Carlos Alberto de Oliveira Andrade, o CAOA, sabe bem
como é começar a trabalhar uma marca praticamente do zero em termos de qualidade e quais ajustes
precisam ser feitos. Esse conhecimento faz sua nova marca sino-brasileira apresentar evoluções
significativas produto após produto, usando um atalho que a Hyundai não teve na época e mesmo assim
venceu.

Junta-se a isso a ofensiva publicitária de sempre, que pavimentou o sucesso da Hyundai no Brasil, e
a CAOA Chery e seu Tiggo 7 têm tudo para incomodar concorrentes de peso como o Jeep Compass, por incrível que pareça.

Veja mais: Os usados mais vendidos em janeiro

Newsletter Jornal do Carro - Estadão

Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade de dados do Estadão e que os dados sejam utilizados para ações de marketing de anunciantes e o Jornal do Carro, conforme os termos de privacidade e proteção de dados.