O Chevrolet Prisma, o sedã mais vendido do Brasil, vai ser lançando no Brasil no fim do ano. Ele agora vai se chamar Onix Sedan e foi mostrado pela primeira vez no último Salão de Xangai, na China. Com isso, vai ser um carro chinês também. E assim será com as outras marcas a partir de agora.
A China se tornou o centro do mundo automotivo para o resto do planeta que não é os Estados Unidos. O mercado norte-americano é enorme e muito peculiar, portanto consegue se sustentar sozinho e precisa disso.
Portanto, não é exagero afirmar que você vai ter um carro chinês em breve. Ele poderá até não ser de uma marca chinesa, mas ele terá sido desenvolvido lá. A China vai concentrar quase todos os desenvolvimentos de modelos para mercados emergentes.
Haverá ajuda de outros mercado importantes como o Brasil ainda, claro. Produtos feitos só para cá, como o Hyundai HB20, continuarão a existir. Mas os produtos globais vão ter uma forte presença chinesa na próxima década, inclusive no visual, que sempre foi o ponto fraco da indústria de lá.
Usados bons para comprar com até R$ 40 mil
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HYUNDAI HB20 PREMIUM AT 15/15 - R$ 38.500
A versão de topo do HB20 é bem equipadinha, com ar-condicionado automático, central multimídia e bancos de couro. O motor é um valente 1.6 de 128 cv acoplado a um câmbio automático de seis marchas.
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PEUGEOT 208 1.2 ACTIVE 17/18 - R$ 38 MIL
O 208 com motor 1.2 pode não ser um arroubo de desempenho, mas é muito econômico e gostoso de dirigir na cidade. Além disso, o hatch é estiloso, confortável e bem acabado.
3/10
CHEVROLET PRISMA LTZ 1.4 AT 14/15 - R$ 40 MIL
O Prisma é o sedã compacto mais vendido do País. Unidades mais antigas, mas da versão de topo com câmbio automático, já podem ser encontradas abaixo dos R$ 40 mil. Vale pesquisar os menos rodados e com histórico de manutenção em dia.
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VOLKSWAGEN JETTA 2.0 11/11 - R$ 38 MIL
Quem quiser rodar de sedã médio já consegue comprar um Jetta 2011 por menos de R$ 40 mil. O motor 2.0 é antigo, mas é valente e consegue dar desempenho satisfatório ao modelo. O espaço interno é amplo e o porta-malas é cavernoso, com mais de 500 litros.
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FORD FIESTA TITANIUM MANUAL 13/14 - R$ 38 MIL
O pulo do gato é evitar as versões com câmbio automatizado Powershift e procurar um modelo manual mesmo. A versão Titanium é a de topo do Fiesta e o hatch tem itens importantes, como sete air bags, ar-condicionado automático e bancos de couro.
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HONDA FIT LX 15/15 - R$ 40 MIL
Com R$ 40 mil já é possível levar um Fit da geração atual. A versão é a de entrada, bem pelada, e tem só o básico. Mas o Fit é espaçoso, prático, econômico e barato de manter.
7/10
CHEVROLET ONIX LTZ AT 14/15 - R$ 39 MIL
A versão de topo do Onix é uma compra certa. O modelo é confiável, bem equipado e tem uma desejada transmissão automática. A central multimídia ainda é a primeira versão do MyLink, mas quebra o galho.
8/10
VOLKSWAGEN FOX HIGHLINE 1.6 15/15 - R$ 38 MIL
A versão de topo do Fox é pra lá de bem equipada, tem o mesmo motor 1.6 de 120 cv usado no Polo atual e com um pouco de pesquisa dá até pra encontrar unidades com teto solar elétrico.
9/10
CHEVROLET SONIC SEDAN 13/14 - R$ 38 MIL
Quase ninguém lembra do Sonic, já que o modelo ficou pouco tempo em mercado e não era dos mais populares. O sedã é espaçoso e gostoso de dirigir. O motor 1.6 de 120 cv dá conta do recado e o câmbio automático ajuda no dia a dia. Bom para quem quer sair da mesmisse.
10/10
TOYOTA ETIOS X 1.3 17/18 - R$ 39 MIL
Com R$ 40 mil até dá para levar modelos mais antigos de versões mais equipadas. Mas os 17/18 já são reestilizados e ganharam o bom painel digital. Todos também têm câmbio manual de seis marchas, ante as cinco do modelo mais antigo.
Carro chinês será como os eletrônicos
Assim como no mundo dos eletrônicos a Xiaomi começa a brigar com gigantes como Apple e Samsung, as marcas chinesas de carros também vêm vindo. O Ford Territory, que será lançado no Brasil ainda este ano, na verdade é criação da Jianling. A nova picape intermediária que a Peugeot vai lançar ano que vem é feita junto com Changan.
Até mesmo o Renault Kwid elétrico, que tem tudo para ser o modelo energizado mais barato do Brasil em breve, foi desenvolvido na China. E o Volvo XC40 tem plataforma paga pela Geely, que vai usar ela em seus novos carros. Ou seja, é melhor já ir se acostumando a ter um carro totalmente ou parcialmente chinês. Não há outro caminho. Aliás, tem, ser rico e comprar modelos de luxo alemães e esportivos italianos. Pelo menos por enquanto.
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