Placa Amarela

Pretinho básico

Caravan de empresário paulista reúne elegância e acessórios na medida certa

Roberto Bascchera

16 de set, 2015 · 3 minutos de leitura.

Pretinho básico
Crédito: Caravan de empresário paulista reúne elegância e acessórios na medida certa

Um carro elegante, vigoroso e equipado com o essencial. Assim pode ser definida essa Caravan 1979 de um empresário do ramo de construções que chama a atenção nas ruas de São Paulo e nos encontros de antigos.

Publicidade


Com interior monocromático marrom, vidros verdes e acessórios de época, a station wagon ainda traz a peculiaridade de ser uma das últimas unidades fabricadas com faróis e lanternas traseiras redondos.

Isso porque, em 1980, o Opala – e a Caravan, que ficou em linha de 1975 a 1992 – se tornariam “quadrados”. Nesse primeiro ano de reestilização, como uma transição, eles ainda mantiveram o antigo desenho do painel. Em 1981, as mudanças chegaram à cabine. O redesenho feito pela GM tornou a linha Opala mais moderna na época, mas desagradou a muitos fãs do modelo. Não por acaso, hoje as unidades antigas, de 1979 para baixo, são as mais valorizadas e procuradas.


A Caravan em questão traz no cofre o motor 4.100, de seis cilindros, que equipou a versão SS, lançada na linha 1978. O propulsor, de 4.093 centímetros cúbicos de cilindradas, rende 171 cv a 4.800 rpm. Seu ronco forte e característico é realçado pelo escapamento esportivo. A esportividade, por sinal, também é realçada pelas rodas cromadas SS aro 15 polegadas calçadas com pneus Cooper Cobra 235/60. Completam o visual externo faróis de milha Cibié de época.


Por dentro, os destaques são o volante de madeira de três raios, o toca-fitas Pioneer KP-500 e o equalizador Tojo GR-300, itens tão cobiçados pelos jovens nos anos 80 como, hoje, pelos colecionadores. O painel traz conta-giros, à esquerda, hodômetro, à direita e, ao centro, vacuômetro. Uma receita de bom gosto, na medida certa.


Newsletter Jornal do Carro - Estadão

Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade de dados do Estadão e que os dados sejam utilizados para ações de marketing de anunciantes e o Jornal do Carro, conforme os termos de privacidade e proteção de dados.