Placa Amarela

Sol, lama e Land Rovers

Land Rover Brasil reuniu centenas de carros da marca e mais de mil participantes em São Lourenço, no Sul de Minas

Roberto Bascchera

10 de set, 2014 · 5 minutos de leitura.

Sol, lama e Land Rovers
Crédito: Land Rover Brasil reuniu centenas de carros da marca e mais de mil participantes em São Lourenço, no Sul de Minas

Num fim de semana de muito sol e calor, o Land Rover Brasil 2014 reuniu, segundo números dos organizadores, 382 carros da marca e mais de mil participantes em São Lourenço, no Sul de Minas Gerais. Foi o maior encontro já realizado por um grupo de amigos que fez seu primeiro evento em 2009, em Santa Catarina, e que vem crescendo ano a ano.

Publicidade


“Landeiros” de diversos Estados brasileiros e de países como Argentina, Uruguai e Paraguai compareceram. Até um sul-africano que viaja de carro pelo mundo montou barraca no gramado do parque de exposições. De acordo com Graeme Robert Bell (foto abaixo), seu Defender 130 TD5 já rodou 265 mil quilômetros por 18 países. “Vim parar aqui em São Lourenço por indicação de um amigo, e estou gostando muito”, disse, numa mistura de inglês, português e espanhol.

Organizador do evento,o empresário Hailton Pariz Junior comemorou o sucesso do encontro. “Começamos com 16 carros em Santa Catarina no Amigos Land Rover e hoje chegamos a quase 400. Num fim de semana, movimentamos R$ 1 milhão em São Lourenço”, calculou.


Dono de dois Land Rovers, o suíço naturalizado brasileiro Gérard Moss (foto abaixo), aviador e ambientalista, viajou de Brasília, onde mora, para o Sul de Minas em seu avião. E disse ter ficado “surpreso” com tanta gente com gosto pela marca inglesa. “Andei muito pela África de Land Rover, fui à Sibéria, à Mongólia, e sou fiel a essa marca há 40 anos. Esses são carros que, no futuro, valerão muito dinheiro, por isso estou restaurando e preservo os meus”, disse.


O Land Rover Brasil teve workshops, atividades off-road com direito a lama, passeio e estandes de peças, roupas e acessórios. Entre as raridades expostas estavam um impecável Série 1 80” (80 polegadas de entre-eixos) fabricado em 1951. Outro Série 1, este ano 1957, era o do engenheiro Hélio Rodrigo Oliveira. Ele saiu de São Paulo com a mulher, Cyarla, e o filho Artur, de três anos, num Defender. Atrás, rebocado, foi o Série 1. O Defender sentiu o esforço no trajeto de mais de 300 quilômetros e a subida e descida da Serra da Mantiqueira. Ferveu, mas chegou ao destino. Em São Lourenço, Oliveira comprou um novo reservatório de água e contou com o companheirismo do mecânico carioca Ricardo Aita, que realizou o reparo. Na Volta, o Série 1 seguiu rodando, sem ajuda (abaixo).

Outro carro que fez sucesso foi o Land Rover 1950 de Augusto Carvalho, da Land Rover Experience. O veículo preserva o motor original 1.6, quatro cilindros, a gasolina, e câmbio com reduzida. Dono de outros cinco veículos da marca, o empresário de Itatiba (SP) colocou seu carro para as provas do Experience. “Quem conhece essa marca, se apaixona”, disse.


Apresentado em 1948, no Salão de Amsterdã, o Land Rover deu origem à divisão off-road da inglesa Rover. Conta a história que Maurice Wilks, designer-chefe da Rover, criou um utilitário nos moldes do Jeep americano que utilizava em sua fazenda. E a ideia ganhou fãs no mundo todo.

Newsletter Jornal do Carro - Estadão

Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade de dados do Estadão e que os dados sejam utilizados para ações de marketing de anunciantes e o Jornal do Carro, conforme os termos de privacidade e proteção de dados.