O caso que vou contar para vocês tem muitas artimanhas, reviravoltas, e é um dos capítulos mais interessantes da história da indústria automobilística. Eu o ouvi cinco anos atrás, ao visitar o museu da BMW, em Munique.
O guia do museu me contou essa história, no momento em que visitávamos a área reservada à Rolls-Royce no local. A marca britânica de alto luxo, assim como a Mini, faz parte do Grupo BMW.
LEIA TAMBÉM
Vocês sabiam que a Rolls-Royce desencadeou uma briga feia entre duas montadoras alemãs, a BMW e a Volkswagen?
Para adquirir a Rolls-Royce, a BMW travou uma guerra de bastidores contra a toda-poderosa Volkswagen. E, claro, para espanto geral, ganhou.
Veja também: Os carros mais caros vendidos em leilões
DUESENBERG SSJ 1935 - US$ 22 MILHÕES
.
ASTON MARTIN DBR1 1956 - US$ 22,5 MILHÕES
.
FERRARI 410S 1955 - US$ 23 MILHÕES
.
MERCEDES-BENZ W196 1954 - US$ 25,4 MILHÕES
.
FERRARI 275 GTB/C SPECIALE BY SCAGLIETTI 1967 - US$ 26,4 MILHÕES
.
FERRARI 275 GTB/4*S SPIDER 1967 - US$ 27,5 MILHÕES
.
FERRARI 290 MM BY SCAGLIETTI 1956 - US$ 28,05 MILHÕES
.
FERRARI 335 SPORT SCAGLIETTI 1957 - US$ 35,7 MILHÕES
.
FERRARI 250 GTO BERLINETTA 1962 - US$ 38,15 MILHÕES
.
FERRARI 250 GTO 1962 - US$ 48,4 MILHÕES
.
O início da briga
Essa história começa em 1998, quando a Volkswagen comprou a Rolls-Royce. Isso mesmo: foi a gigante alemã que adquiriu a marca de luxo inglesa.
A BMW, porém, não aceitou a compra. Aí você pode dizer: “problema dela”. Mas a verdade é que isso acabou virando um problema, dos grandes, para a Volks.
A marca de luxo tinha a preferência para a compra da Rolls-Royce, para a qual fornecia motores. E também da Bentley. As duas montadoras inglesas faziam parte do mesmo grupo automotivo desde o início do século XX.
E a BMW decidiu que queria comprá-las. Assim, ofereceu à então dona da Rolls e da Bentley, a Vickers, 340 milhões de libras.
LEIA TAMBÉM
- Dicas para explorar Provença de carro
- Conheça a nova classe executiva da Latam
- Volvo quer ajudar a vender carros dos rivais
Aí é que entra a Volkswagen. A empresa conseguiu obter informações privilegiadas sobre a proposta da BMW, e decidiu que levaria a melhor, pois também queria a Rolls para chamar de sua. Então, ofereceu à Vickers 430 milhões de libras.
Com isso, levou a Rolls-Royce e a Bentley, a fábrica de Crewe, na Inglaterra, e todas as plataformas e linhas de produção. Ficou também o símbolo “Spirit of Ecstasy”, um dos mais emblemáticos da indústria automotiva, colocado sobre o capô dos modelos da Rolls.
Veja também: os IPVAs mais caros de 2019
ROLLS-ROYCE WRAITH 2014
IPVA: R$ 108.927,56 VALOR VENAL: R$ 2.723.189
PORSCHE 918 SPYDER 2014
IPVA: R$ 113.123,88 VALOR VENAL: R$ 2.828.097
LAMBORGHINI HURACAN PERFORMANTE 2018
IPVA: R$ 115.292,88 VALOR VENAL: R$ 2.882.322
FERRARI 488 GTB SPIDER
IPVA: R$ 116.314,12 VALOR VENAL: R$ 2.907.853
FERRARI GTC4 LUSSO 2018
IPVA: R$ 121.004,80 VALOR VENAL: R$ 3.025.120
LAMBORGHINI AVENTADOR ROADSTER 2015
IPVA: R$ 121.134,28 VALOR VENAL: R$ 3.028.357
FERRARI 812 SUPERFAST 2017
IPVA: R$ 138.044,80 VALOR VENAL: R$ 3.451.120
LAMBORGHINI AVENTADOR 2017
IPVA: R$ 141.564,00 VALOR VENAL: R$ 3.539.100
LAMBORGHINI AVENTADOR S 2018
IPVA: R$ 153.816,52 VALOR VENAL: R$ 3.845.413
FERRARI F12 TDF 2017
IPVA: R$ 159.418,04 VALOR VENAL: R$ 3.985.451
A vez da BMW
A marca de luxo alemã não deixou por menos. Desde a década de 70 do século passado, as operações de aviação (fabricante de motores) e automotiva eram empresas separadas dentro da Rolls-Royce.
Tanto o nome Rolls-Royce quanto o símbolo “RR” pertenciam à empresa de aviação. Ciente disso, a BMW, que era parceira dessa companhia também, conseguiu comprar o nome e o símbolo por apenas 40 milhões de libras.
Assim, a Volkswagen ficaria com as duas montadoras (Rolls-Royce e Bentley), mas não poderia usar nem o nome nem o símbolo “RR” da primeira. Além disso, a BMW ameaçou não mais fornecer motores para os carros das marcas – na época, a VW não tinha propulsores para os modelos das montadoras de alto luxo.
A solução
Depois de muitos movimentos e picuinhas de bastidores, artimanhas, ameaças e reviravoltas, essa história até que terminou de uma maneira civilizada. Houve uma reunião entre as cúpulas das duas montadoras para resolver o impasse.
A Volkswagen ficou com o desejado símbolo “Spirit of Ecstasy”, as plataformas da Rolls-Royce, a fábrica de Crewe e a Bentley. Além disso, receberia por um longo período motores da BMW para equipar os carros de sua nova marca de luxo.
Com isso, pagou os 430 milhões e não levou o que realmente queria, a Rolls-Royce.
Já a BMW teve de construir uma nova fábrica (foi erguida em Goodwood, na Inglaterra) e criar plataformas inéditas para os novos Rolls-Royce. Ao menos, gastou apenas 40 milhões de libras, não os 340 milhões planejados inicialmente.
Alguns anos depois, a Volks passou a desenvolver motores para os Bentley – compartilhados com os de modelos da Audi. E entrou em acordo com a BMW que a Rolls-Royce pudesse voltar a usar o símbolo “Spirit of Ecstasy”.
Veja também: carros de polícia pelo mundo
Frota da polícia de Dubai
Parte da frota de superesportivos da Polícia de Dubai
Aston Martin One-77
Aston Martin One-77 da Polícia de Dubai
McLaren MP4-12C
McLaren MP4-12C da Polícia de Dubai
Audi R8 V10
Audi R8 V10 da polícia de Dubai
Bugatti Veyron Super Sport
Bugatti Veyron Super Sport da Polícia de Dubai
Ferrari FF
Ferrari FF da Polícia de Dubai
Lamborghini Aventador
Lamborghini Aventador da Polícia de Dubai
Chevrolet Camaro SS
Chevrolet Camaro SS da Polícia de Dubai
Bentley Continental GT
Bentley Continental GT da Polícia de Dubai
BMW i8
Brabus G55 AMG
Ariel Atom
A Polícia do Reino Unido tem um Ariel Atom para usar nas estradas no interior do País e perseguir motociclistas
Lotus Evora
Lotus Evora faz parte da frota de veículos da Polícia do Reino Unod
Mitsubishi Lancer Evo
Mitsubishi Lancer Evolution é uma das "armas" da polícia do Reino Unido
Subaru Impreza WRX
Subaru Impreza WRX com tração integral chamou a atenção da Polícia do Reino Unido
Jaguar XF
O requintado Jaguar XF também faz parte da frota da Polícia do Reino Unido
Lamborghini Gallardo
Na Itália, a Lamborghini presenteou a Polícia com um Gallardo
Audi R8 V10
A polícia da Alemanha também tem um Audi R8 V10
Porsche 911 Carrera
Porsche 911 da geração anterior que pertence a Polícia da Aústria
Newsletter Jornal do Carro - Estadão
Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.