Vocês se lembram do Corsa? Ele foi um grande sucesso no mercado brasileiro, e marcou uma era de ouro da Chevrolet no País.
Hoje, a montadora é líder de vendas. Na época, não era. Então, talvez a era de ouro da Chevrolet no País seja agora. Para a marca.
Para o consumidor, no entanto, houve uma época em que linha da montadora era muito mais incrível do que antes. Tinha Corsa, tinha Astra, tinha Vectra, tinha Meriva e Zafira. Tudo em dia com o mercado europeu, e com as tecnologias mais avançadas da indústria mundial na época – talvez, os motores fossem exceções (a marca nunca foi um grande destaque nesse quesito no mercado brasileiro).
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Mas não foi apenas a Chevrolet que vendeu carros que deixaram saudades. Em uma época em que importantes carros globais como Focus, Fiesta e as principais versões do Golf estão dizendo adeus, relembramos carros que já estiveram aqui, mas não estão mais.
O que têm em comum? Como o Corsa, a maioria continua sendo feita em países da Europa, ou nos EUA. Mas, por aqui, são apenas uma alegre lembrança.
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Nesse grupo, podemos colocar também o Mégane, da Renault. Foi um carro e tanto, em uma época em que a marca, no Brasil, era de fato Renault, e não Dacia.
Hoje, a Renault produz no Brasil carros de sua subsidiária europeia de baixo custo Dacia, e os vende com seu logotipo. Além do Kwid, que é um projeto da montadora para a Índia.
E quanto ao Fiat 500? Qual é hoje, no Brasil, a alternativa para quem quer um carro pequeno, urbano e cheio de tecnologia? Um Mini, talvez, mas o preço é bem superior ao que era sugerido para o pequeno hatch de origem italiana.
São muitos os carros que deixaram saudades, e que deveriam voltar ao mercado brasileiro. Tanto que não dá para falar sobre todos em uma mesma análise. Então, vamos dividir por partes. O post de hoje será dedicado à antiga família Chevrolet.
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NISSAN ROGUE/X-TRAIL
Entre sedãs, hatches, SUV e esportivos, há bons carros que não chegam por aqui, mas que são sucesso lá fora FOTO: NISSAN/DIVULGAÇÃO
RENAULT MEGANE RS
Entre sedãs, hatches, SUV e esportivos, há bons carros que não chegam por aqui, mas que são sucesso lá fora FOTO: RENAULT/DIVULGAÇÃO
FORD F-150
Entre sedãs, hatches, SUV e esportivos, há bons carros que não chegam por aqui, mas que são sucesso lá fora FOTO: FORD/DIVULGAÇÃO
DODGE CHALLENGER
Entre sedãs, hatches, SUV e esportivos, há bons carros que não chegam por aqui, mas que são sucesso lá fora FOTO: DODGE/DIVULGAÇÃO
FORD FIESTA
Entre sedãs, hatches, SUV e esportivos, há bons carros que não chegam por aqui, mas que são sucesso lá fora FOTO: FORD/DIVULGAÇÃO
RENAULT CLIO
Entre sedãs, hatches, SUV e esportivos, há bons carros que não chegam por aqui, mas que são sucesso lá fora FOTO: RENAULT/DIVULGAÇÃO
MAZDA 3
Entre sedãs, hatches, SUV e esportivos, há bons carros que não chegam por aqui, mas que são sucesso lá fora FOTO: MAZDA/DIVULGAÇÃO
TESLA MODEL S
Entre sedãs, hatches, SUV e esportivos, há bons carros que não chegam por aqui, mas que são sucesso lá fora FOTO: TESLA/DIVULGAÇÃO
HONDA CIVIC TYPE-R
Entre sedãs, hatches, SUV e esportivos, há bons carros que não chegam por aqui, mas que são sucesso lá fora FOTO: HONDA/DIVULGAÇÃO
HYUNDAI I30
Entre sedãs, hatches, SUV e esportivos, há bons carros que não chegam por aqui, mas que são sucesso lá fora FOTO: HYUNDAI/DIVULGAÇÃO
Marcas são de outro grupo
Nem que a Chevrolet quisesse reviver Corsa, Zafira, Meriva, Vectra e Astra no Brasil, ela poderia. Esses modelos eram de uma época em que a subsidiária brasileira era “casada” com a europeia.
Só que, assim como os Dacia são Renault no Brasil, os Opel eram Chevrolet no País. A Opel era a subsidiária alemãda Chevrolet.
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Os carros da Opel eram vendidos em todo o Velho Continente. Exceto na Inglaterra. Por lá, usavam a bandeira Vauxhall.
Só que Opel e Vauxhall não são mais da General Motors, a empresa que é dona da Chevrolet. As duas montadoras foram adquiridas pela PSA, proprietária da Peugeot e da Citroën.
Muitos modelos Opel e Vauxhall que marcaram época no Brasil, no entanto, continuam existindo por lá.
Corsa e Vectra
O Corsa e o Vectra são candidatos a dois dos mais icônicos modelos da Chevrolet no Brasil. Talvez, percam apenas para o Opala.
O Corsa foi produzido no País, em dia com a Europa, durante duas gerações. Foi feito por aqui entre 1994 e 2012, e teve versões hatch, perua, sedã e picape.
Nos últimos tempos do Corsa, o que restava era apenas a versão sedã de primeira geração, reestilizada e, no fim, rebatizada de Classic.
O hatch Corsa, a versão de maior sucesso, foi sucedida pelo Agile em 2009. Em 2012, veio o Onix, que é hoje o carro mais vendido do Brasil.
Na Europa, ainda existe. Está em sua quinta geração, que começou a ser feita em 2015. Recentemente, ganhou a versão de apelo esportivo GSI – na linha 2019.
Já o Vectra foi apresentado aos brasileiros em 1993, mas a mais marcante geração no País foi sua segunda, de 1996. Era um dos carros nacionais mais tecnológicos e desejados da época.
A terceira geração do Vectra brasileiro, porém, já não estava em dia com o europeu. Foi desenvolvida no País, e usava a mesma base do Astra, que também já estava defasado por aqui.
Ainda assim, fez sucesso, e teve longa carreira. Só deixou de ser feito em 2011. Seu sucessor foi o Cruze.
Na Europa, o Vectra disse adeus antes, em 2008. Em seu lugar ficou o Opel Insignia, ainda em produção.
Astra
O hatch Astra teve versões hatch e sedã, e foi produzido no Brasil entre 1995 e 2011. É outro que, apesar de ter sido lançado em dia com a Europa, já era um dinossauro no mercado brasileiro em seus últimos tempos.
Por aqui, ele conviveu com o hatch Vectra GT, que era basicamente a nova geração do Astra europeu rebatizado para o mercado brasileiro.
Esse modelo foi lançado em 2007 mas, na verdade, também não tinha a mesma base do Astra feito na Europa. Por lá, o Opel Astra ainda é produzido, e está em quinta geração.
Zafira e Meriva
Os dois monovolumes foram também versões brasileiras de carros europeus, mas não sobreviveram por aqui por mais de uma geração.
Quando começou a fazer novas gerações desenvolvidas localmente, atrasadas ante as europeias, a Chevrolet decidiu desistir de Zafira e Meriva. Ambos foram substituídos por um único produto, o Spin, lançado em 2012.

Opel Zafira atual (em versão furgão)
Na Europa, a nova Zafira foi apresentada recentemente, como um modelo de passageiros com mais apelo comercial. Isso porque passou a ter também versão furgão. O Meriva deixou de ser produzido em 2017 para o mercado europeu.
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Carros 'gastões'
Listamos 15 carros que exageram no consumo de combustível. Foram considerados apenas modelos que estão à venda zero-km no Brasil, e ficaram de fora os esportivos (afinal, eles não foram feitos para economizar). Descartamos também os com motor V8, pois a maioria costuma ter consumo acima da média. Os modelos relacionados apresentam médias mais altas do que a de seus concorrentes. Consideramos, para a lista, o gasto na cidade - no caso dos modelos flexíveis, com etanol. Os dados são do Inmetro.
Renault Duster Oroch 2.0 automática
5,9 km/l (etanol)
Ford EcoSport Storm
6 km/l (etanol)
Kia Sorento 3.5
6,7 km/l (gasolina)
Lifan X80
6,8 km/l (gasolina)
Renault Captur 2.0 automático
6,2 km/l (etanol)
Toyota Hilux flexível cabine dupla
4,6 km/l (etanol)
Jeep Renegade 1.8 automático
6,4 km/l (etanol)
Fiat Doblò Essence 1.8 manual
6,4 km/l (etanol)
Renault Sandero RS
6,9 km/l (etanol)
Kia Carnival
6,4 km/l (gasolina)
Jaguar XF V6
6,7 km/l (gasolina)
Renault Duster 2.0 automático
6,1 km/l (etanol)
Toyota Hilux SW4 flexível
4,6 km/l (etanol)
Dodge Journey
6,4 km/l (gasolina)
Fiat Argo 1.8 HGT automático
6,9 km/l (etanol)
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