O Creta conseguiu um grande feito no ano passado. Ele tirou do HR-V o posto de SUV compacto mais vendido do Brasil, que o Honda mantinha desde seu lançamento, em 2015.
Mas o que o Hyundai tem de tão especial para conseguir o que nenhum dos vários SUVs lançados nos últimos anos conseguiu?
Abaixo, listamos as razões para você comprar o carro. E também as para não comprar.
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20º Chevrolet Equinox
432 unidades vendidas (Foto: Rafael Arbex/Estadão)
19º Hyundai Tucson
470 unidades vendidas (Foto: Divulgação)
18º Hyundai ix35
473 unidades vendidas (Foto: Hyundai/Divulgação)
17º Caoa Chery Tiggo 2
493 unidades vendidas (Foto: Caoa Chery/Divulgação)
16º Caoa Chery Tiggo 5X
539 unidades vendidas (Foto: Caoa Chery/Divulgação)
15º Peugeot 2008
814 unidades vendidas (Foto: Divulgação)
14º Honda WR-V
948 unidades vendidas (Foto: Honda/Divulgação)
13º Toyota Hilux SW4
1.211 unidades vendidas (Foto: Toyota/Divulgação)
12º Volkswagen Tiguan
1.324 unidades vendidas (Foto: Volkswagen/Divulgação)
11º Citroën C4 Cactus
1.502 unidades vendidas (Foto: Felipe Rau/Estadão)
10º Volkswagen T-Cross
1.859 unidades vendidas (Foto: Volkswagen/Divulgação)
9º Chevrolet Tracker
1.865 unidades vendidas (Foto: Chevrolet/Divulgação)
8º Renault Captur
1.871 unidades vendidas (Foto: Renault/Divulgação)
7º Renault Duster
2.015 unidades vendidas (Foto: Renault/Divulgação)
6º Ford EcoSport
2.716 unidades vendidas (Foto: Felipe Rau/Estadão)
5º Honda HR-V
3.927 unidades vendidas (Foto: Gabriela Biló/Estadão)
4º Nissan Kicks
4.121 unidades vendidas (Foto: Nissan/Divulgação)
3º Hyundai Creta
4.387 unidades vendidas (Foto: Hyundai/Divulgação)
2º Jeep Compass
4.913 unidades vendidas (Foto: Jeep/Divulgação)
1º Jeep Renegade
5.714 unidades vendidas (Foto: Gabriela Biló/Estadão)
Por que comprar o Creta
O modelo da Hyundai tem uma infinidade de versões. Por isso, consegue atingir amplo número de clientes, com boa variedade de preços.
Os preços vão de R$ 78.890 até R$ 104.990. Além disso, há uma ampla combinação de motores e câmbios. O propulsor pode ser 1.6 ou 2.0 e o câmbio, manual ou automático de seis marchas.
É uma variação bem mais ampla que as de HR-V e Tracker, que só têm uma versão de motor e câmbio, ou mesmo em relação ao Kicks, só disponível com o 1.6.
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O principal trunfo do Creta é o espaço interno. Os 2,59 metros de entre-eixos são reforçados pela assoalho quase plano. Isso facilita a acomodação do passageiro do meio do banco de trás.
O porta-malas, de 431 litros, está entre os maiores da categoria. Outro trunfo é a boa lista de equipamentos.
Dela, o destaque é a central multimídia fácil de usar. Trata-se da única do segmento a trazer TV digital.
Por que não comprar
O consumo é um dos maiores problemas do Creta. Os 7,1 km/l com etanol na cidade – dado do Inmetro – são uma marca melhor apenas que a do Renegade. O Jeep com motor 1.8 é referência no segmento quando o assunto é gasto de combustível.
O dado acima é da versão 1.6. Com a 2.0, é ainda pior. Fiquei recentemente com o carro e ele chegou a fazer médias de 4,9 km por litro de etanol, na cidade.
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E por falar no 2.0, o desempenho é frustrante. O carro não chega a ser lento, mas anda bem menos do que seus 166 cv sugerem .
Por fim, o Creta não tem visual atraente. Não dá para dizer que é um carro feio. Porém, a traseira é esquisita e a dianteira, conservadora.
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