A estrada sem limite de velocidade é um sonho para muitos. E uma realidade para os alemães. Ou para quem visita a Alemanha (e aluga um carro para viajar pelo país).
Porém, mesmo na Alemanha, a estrada sem limite de velocidade está a um passo de sair da vida e entrar para a história. Pode ser que falte pouco, muito pouco, para ela ser apenas uma saudosa recordação para os apaixonados por automóveis.
Chamadas de autobahnen (ou rodovias, em português), essas estradas de pista dupla têm, na verdade, trechos sem limite de velocidade. Porém, os ilimitados são a maioria dos trechos.
LEIA TAMBÉM
- Como é viajar nas vias alemãs sem limite de velocidade
- Cinco viagens de carro legais para fazer em 2019
- Desbravando a Rota 66, estrada mais famosa do mundo
É imposto um limite – que vai de 100 km/h a 120 km/h – em algumas situações. Entre elas estão as entradas e saídas de automóveis (em retornos, por exemplo) e trechos urbanos.
E os alemães usam e abusam do direito de não ter limites no pedal do acelerador. Não ouse ficar na faixa da esquerda e andar a 120 km/h – ou menos, ou até um pouco mais. Os carros, do Golf a diesel ao preparado pela divisão esportiva AMG, da Mercedes-Benz, vêm à toda velocidade (250 km/h é a média nessa faixa).
Tudo, porém, é bastante seguro. Há muitos postos pelo caminho, além de áreas de repouso. Os carros alemães, além disso, têm cada vez mais itens de segurança obrigatórios (que incluem os reforços da carroceria, para melhor absorção de impactos). E os cidadãos do país costumam cumprir a lei – até porque as multas são pesadas e, principalmente, aplicadas contra os infratores.
Eu já fui parada por estar guiando um carro igual ao que havia acabado de cometer infração. A sorte é que uma amiga brasileira que estava no carro falava alemão, e conseguiu explicar a situação aos agentes de trânsito. Porém, demorou pelo menos meia hora.
O resultado é um trânsito bastante seguro mesmo sem limite de velocidade (confira os números abaixo).
E, só para constar: nas bem conservadas estradas alemãs, não há cobrança de pedágio. Até já houve uma discussão no governo para impor tarifas a estrangeiros em visita ao país (já que os alemães pagam pedágio nos países vizinhos, como todo mundo). Porém, pelo jeito não vingou.
Veja também: Dez estradas incríveis para quem ama dirigir
Pacific Coast Highway
Com cerca de mil quilômetros, percorre o litoral da Califórnia, de Los Angeles a Long Beach, nos Estados Unidos. Entre os diversos trechos lindos, chama a atenção o entre as famosas Malibu e Santa Monica. A rodovia tem 33 pontes.
Transfagarasan
Fica na Romênia, mais precisamente na Transilvânia. Cheia de subidas e descidas, tem curvas acentuadas e passa pelo famoso castelo do príncipe Vlad, que teria inspirado a criação do famoso Conde Drácula.
Rio-Santos
Assim é conhecida o trecho da BR101 que liga a capital fluminense a Santos. No trajeto, há trechos serranos com curvas acentuadas e muitas vistas panarômicas das praias. Trafegando pela Rio-Santos, o motorista passará por locais como Angra dos Reis, Ubatuba e São Sebastião.
Autobahn
Paisagens não são o forte dessas excelentes rodovias de pista dupla que cortam a Alemanha. O que importa é que trata-se do único local no qual pode-se dirigir, em alguns trechos, sem limite de velocidade. Muito bem pavimentadas, essas rodovias têm poucas curvas. Mas, nelas, o importante mesmo é acelerar. Uma boa notícia? Não há pedágio.
Corniches do sul da França
Na França, corniche é o nome dado a estradas que ficam entre o mar e a montanha. Entre Nice e Menton, há três trechos, passando por locais como Cap Ferrat, a medieval Éze e o principado de Mônaco. Todas têm paisagens deslumbrantes, com o Mar Mediterrâneo abaixo, as montanhas típicas da região ao alto e diversas vilas, cidades medievais, jardins. Um passeio inesquecível.
Atlantic Ocean Road
A Rodovia do Atlântico da Noruega, ou Atlanterhavsveien (em norueguês), tem cerca de oito quilômetros formados por oito pontes. A estrada passa por pequenas ilhas e recifes e promove vistas espetaculares.
Serra do Rio do Rastro
Cerca de 250 curvas compõem essa estrada espetacular, que, felizmente, tem diversos mirantes para que os visitantes possam parar e observar a paisagem. Fica em Santa Catarina.
Rota 66
Tema de música e paisagem de filmes, a "Route 66" é a mais famosa rodovia do mundo. Ela liga Chicago, no Leste dos Estados Unidos, à californiana Santa Monica, na Costa Oeste. São 3.940 quilômetros, passando por oito Estados norte-americanos.
De Munique aos alpes da Áustria
A B11 é uma via secundária cheia de montanhas e curvas que pode ser percorrida a caminho de diversos destinos da Áustria e da própria Alemanha. Entre os destaques do trajeto, há pequenas cidades com casas típicas alemãs e lagos com água na cor verde esmeralda.
Overseas Highway
Fica nos EUA e liga Miami a Key West.Tem cerca de 200 quilômetros, a maior parte deles formada por 42 pontes. A vista é para o mar de cor verde cristalina do sul da Flórida. Em alguns trechos, dá para avistar corais.
O projeto do limite de velocidade
O projeto que quer impor limite de velocidade às autobahnen está em fase preliminar de discussão no governo alemão. Porém, até março, espera-se ter uma conclusão sobre o assunto.
Não é a razão mais óbvia que está levando a essa discussão no governo. Os índices mortes em acidentes rodoviários na Alemanha são muito baixos: 4,3 por 100 mil habitantes.
No Brasil, o número é 23,4 por 100 mil, enquanto a média mundial é 17,4.
A razão para o projeto é a necessidade de reduzir os índices de emissões. Quanto maior a velocidade, maior a queima de combustível e, consequentemente, as emissões de poluentes.
De acordo com o governo, mesmo com tecnologias que tornam os motores mais limpos, como o downsizing (adoção de turbo e injeção direta de combustível) e o carro híbrido, os índices de emissões na Alemanha não caem desde os anos 90.
O objetivo é impor limite de 130 km/h.
A população alemã, porém, é contra o projeto. Ela quer que as rodovias continuem com trechos sem limite de velocidade. A conferir o desfecho dessa novela.
Veja também: os lugares mais legais da Rota 66, na Califórnia
A estrada mais famosa do mundo
Oro Grande, na Califórnia, é uma das paradas da viagem entre Las Vegas e Los Angeles
Rota 66
O deserto de Mohave
A estrada mais famosa do mundo
Oro Grande, Califórnia
Rota 66
Por todo o trajeto, placas indicam que você está rodando na histórica estrada
Atravessando o deserto
Percorrendo o deserto de Mohave
Rota 66
Fim do trajeto no deserto de Mohave
Símbolo
A cada milha, há marcação no chão da estrada
Newsletter Jornal do Carro - Estadão
Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.