O mais novo hatch compacto do mercado não teve um primeiro mês extraordinário. Porém, em agosto, seu segundo mês de emplacamentos, ele está dando aula de vendas.
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O início do carro, neste segundo mês, está sendo tão incrível quanto o de um dos maiores sucessos da indústria do País nos últimos anos, o Polo. Estamos falando do Toyota Yaris.
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No primeiro mês de vendas, julho, o hatch compacto não foi mal. Porém, não impressionou também. Ficou fora da lista dos 20 mais vendidos.
Agora, o Yaris avança e está a um passo do “top 10”. De 1º a 10 de agosto, ele foi o 12º carro mais emplacado do País.
Minha aposta é que o hatch compacto continuará avançando. No fim do mês, deverá conseguir uma vaga na lista dos dez mais vendidos.
Aliás, ele está bem próximo do 11º colocado no período. O hatch compacto da Toyota somou 1.512 emplacamentos. O dono do 11º posto, HR-V, tem 1.566 unidades vendidas.
Do décimo colocado, Compass, o Yaris está um pouco mais longe. O Jeep soma 1.666 unidades vendidas no período.
Aumentam o mérito do Yaris os modelos que ele superou. Para se ter uma ideia, ele está à frente, neste mês, de um dos queridinhos do Brasil, o Renault Kwid – que é bem mais barato.
Outro carro de sucesso que já foi deixado para trás pelo Yaris é o Virtus.
VEJA TAMBÉM: CARROS QUE NÃO VENDERAM NADA EM JULHO
Hyundai Elantra
O segmento de sedãs médios não vai bem. Nele, o Elantra foi o que obteve o pior desempenho, com 33 emplacamentos.
Chery QQ
Na categoria mais importante do Brasil, em que o líder somou mais de 16 mil emplacamentos, ele foi o "lanterninha", com 265 exemplares comercializados.
Land Rover Range Rover Evoque
Suas vendas despencaram após a chegada do Jaguar E-Pace e do Volvo XC40. Em julho, somou 70 exemplares emplacados.
Ford Fiesta Sedan
Ele faz parte do terceiro maior segmento em volume do Brasil. Porém, teve só 282 unidades comercializadas em julho.
Kia Cerato
É outro sedã médio que não está em seus melhores dias. Teve 106 emplacamentos no mês passado.
Fiat Uno
Para um carro que já foi campeão de vendas e tem grande tradição no mercado, os 883 exemplares de junho são um resultado muito ruim.
Nissan Frontier
Foi a menos vendida de seu segmento, com 448 exemplares.
VW Golf Variant
Teve só 29 unidades comercializadas no mês passado.
Lifan X60
Dos SUVs compactos, foi o "lanterna", com 105 unidades emplacadas.
Kia Carnival
A minivan somou 11 emplacamentos.
Volkswagen Golf
O segmento de hatches médios está morrendo. E, na comparação com seus dois principais rivais, Fieste e Cruze Sport6, o Golf teve o pior desempenho. A VW vendeu só 187 exemplares do carro em julho.
Citroën C4 Picasso
Somou 20 unidades vendidas.
Trajetória do hatch compacto
O Yaris vem sendo prometido e adiado pela Toyota desde a década passada. A marca acabou abrindo mão do modelo no País, e lançando o Etios.
Esse modelo foi mal no início, mas depois conseguiu dar a volta por cima. Ainda assim, não era o carro que a Toyota precisava para entrar forte na briga com Hyundai, Ford e Renault pelo posto de quarta maior montadora do Brasil.
Então, hatches mais sofisticados e bem equipados, como Onix e HB20, começaram a dominar o mercado. O Polo, um hatch premium, veio e logo se tornou o Volkswagen mais vendido.
O mercado brasileiro estava passando por mudança. Era a hora da Toyota reviver a ideia do Yaris.
Com o resultado de agosto, o início do Yaris já é bem melhor que o de um dos principais rivais, o Argo.
O Fiat demorou meses e meses para conseguir entrar no “top 10” de vendas.
Assim como o Polo, o Yaris teve processo de pré-venda. O bom desempenho de agosto poderia ser explicado por isso.
Minha aposta, porém, é que, assim como o Polo não perdeu força, o Yaris também não perderá.
Afinal, o hatch compacto é o carro certo no momento certo. Ele está no segmento de maior volume do Brasil. E o brasileiro ama a Toyota. Quem puder comprar o Yaris possivelmente vai comprar.
O hatch compacto não é dos mais baratos, nem bem equipados. Mas tem tudo para ser um sucesso.
Sedã
O três-volumes Yaris ainda não está indo muito bem. No mês passado, enquanto o hatch ficou acima das 2 mil unidades vendidas, ele não teve nem um quarto desse número.
A razão é simples: o sedã começou a ser produzido um mês depois do hatch compacto. Ou seja: agosto é o primeiro mês cheio de vendas do três-volumes.
Por ora, no entanto, o Yaris Sedan ainda não está nem na lista dos 20 mais emplacados nos dez primeiros dias de agosto. Setembro pode dar uma dica melhor sobre o real potencial do três-volumes.
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