Primeira Classe

Jeep Compass está se dando mal de novo

Jeep Compass vem perdendo espaço mês a mês em 2019

Rafaela Borges

29 de mar, 2019 · 6 minutos de leitura.

Jeep Compass" >
Jeep Compass
Crédito: Foto: Rafael Arbex/Estadão

Líder de vendas dos SUVs em 2017 e 2018, o Jeep Compass não está passando por seu melhor momento em 2019. No primeiro bimestre, ele já havia perdido o primeiro lugar para o “irmão” Renegade.

Ainda assim, conseguiu se manter ao menos na vice-liderança nos dois primeiros meses do ano.

Em março, o Jeep Compass dava a impressão de que iria manter seu segundo lugar. Isso, no entanto, mudou nos últimos dias.

Publicidade


Veja também: Dez SUVs que serão lançados em 2019

Jeep Compass em março

Os dados a seguir são os apurados de 1º a 28 de março. Com isso, falta apenas um dia de emplacamentos (esta sexta-feira, 29) para o encerramento do mês.

Alguma coisa pode mudar? Pode, claro. Mas, a um dia do encerramento de março, não devem ocorrer muitas alterações no ranking.


Vídeo da semana: Teste e todos os detalhes do VW T-Cross 1.0 turbo

 

O Jeep Compass já ficou durante todo o mês atrás do Renegade. O compacto, aliás, deve confirmar seu impressionante desempenho do primeiro bimestre, e fechar março como quinto carro mais vendido do País.


Voltando ao Jeep Compass, o carro foi ultrapassado por mais um SUV em março. Trata-se do Nissan Kicks.

LEIA TAMBÉM

De 1º a 28 de março, o Renegade, líder do segmento, teve 5.752 emplacamentos e, em um dia, não pode mais ser ultrapassado. O Kicks avançou nos últimos dias e chegou a 4.234 unidades vendidas.


É uma vantagem pequena ante o Jeep Compass, que ainda pode se recuperar. O modelo somou 4.170 exemplares emplacados no período.

Jeep Compass é SUV médio

No mercado geral de carros, o Jeep Compass, que encerrou 2018 na lista dos dez mais emplacados, também está perdendo espaço. Ele ocupa em março a 13ª posição, ante a 12ª do Kicks e quinta do Renegade.

Vale lembrar, porém, que o Jeep Compass não é rival direto de Renegade, Kicks e outros SUVs compactos. Ele está sim perdendo participação de mercado mas, por ser utilitário médio, continua muito à frente de seus verdadeiros rivais.


A lista de concorrentes diretos do Jeep Compass, dependendo da versão, traz os Hyundai ix35 e Tucson, o Kia Sportage, o Mitsubishi ASX e até o Volkswagen Tiguan.

 

Vídeo: Teste e detalhes sobre o novo BMW Série 3


Outros resultados

O Creta, que liderou o segmento de SUVs compactos no ano passado, perdeu espaço em fevereiro. Agora, começa a se recuperar. De 1º a 28 de março, foi o quarto mais vendido, uma posição a mais do que no primeiro bimestre.

O Hyundai teve 3.546 unidades emplacadas. Assim, não é uma ameaça ao Compass. O modelo também começou a se recuperar nos últimos dias.


Por isso, ultrapassou o Honda HR-V, que é agora o quinto colocado, com 3.447 unidades vendidas.

O Onix, que na primeira quinzena viu uma aproximação perigosa do HB20, já disparou novamente na liderança. O Chevrolet registrou no período 16.998 exemplares emplacados, ante os 8.525 do Hyundai e os 7.665 do Ford Ka, terceiro colocado.

Uma surpresa em março é o Yaris Sedan, que entrou na lista dos 20 mais vendidos (na 20ª posição). Até agora, o três-volumes vendeu mais que o hatch Yaris.


Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Veja também: 15 carros com consumo absurdo

 

Newsletter Jornal do Carro - Estadão

Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade de dados do Estadão e que os dados sejam utilizados para ações de marketing de anunciantes e o Jornal do Carro, conforme os termos de privacidade e proteção de dados.