Poderíamos dizer, aqui, que não existe tempo ruim no segmento premium. Mas não é bem assim. E isso valoriza ainda mais o desempenho da montadora de luxo Volvo em 2018.
Os dados foram obtidos por meio de fontes consultadas pelo blog. Os números oficiais ainda não foram divulgados.
A marca registrou nada menos do que 96% de crescimento na comparação com 2017. No ano passado, a montadora de luxo vendeu 6.840 unidades no mercado nacional. No anterior, os emplacamentos haviam totalizado 3.496 modelos.
LEIA TAMBÉM
Considerando todo o mercado brasileiro, só uma montadora cresceu mais que a Volvo. Trata-se da Caoa Chery, com 131% de avanço ante 2017.
As duas marcas ocupam posições completamente diferentes na pirâmide de requinte dos carros. A Caoa Chery está entre as mais populares, e vende o modelo mais barato do País, o QQ.
Já a Volvo tem carros com versões que custam mais de R$ 400 mil, como o XC90. Porém, elas têm algo em comum. Tanto a montadora de luxo quanto a generalista cresceram muito graças a um carro de suas gamas. Mais precisamente, um SUV.
Foi a chegada do XC40 que impulsionou a Volvo. Ele foi lançado em março, mas a versão T4, a mais barata (cerca de R$ 170 mil), chegou em agosto. Desde então, as vendas do modelo dispararam, e ele liderou o segmento premium em diversos meses.
Também no primeiro trimestre a Caoa Chery lançou a segunda geração de seu SUV compacto, que foi batizada de Tiggo 2 – antes, era só Tiggo.
Ele ganhou transmissão automática na mesma época da chegada do XC40 T4. Então, passou a aparecer na lista dos dez mais vendidos do segmento de SUVs compactos, deixando para trás modelos como 2008 e WR-V.
VEJA TAMBÉM: CARROS COM CONSUMO DE COMBUSTÍVEL ABSURDO
Montadora de luxo sueca x rivais
O que valoriza o desempenho da Volvo é que o mercado de luxo não foi um grande destaque em 2018 quando o assunto é crescimento. Fora a montadora de luxo sueca, nenhuma avançou além dos cerca de 13,4% do mercado geral.
VEJA TAMBÉM: FORD F-150 RAPTOR
VÍDEO: TUDO SOBRE O VOLVO XC40 T4
A líder, Mercedes-Benz, vendeu praticamente o mesmo volume de 2017.
Foram cerca de 14.370 exemplares no ano passado, ante os 14.340 do anterior. A BMW, segunda colocada no ranking de marcas premium, cresceu 9,8%.
Já Audi registrou quedas. A da alemã, terceira montadora de luxo a mais vender carros no Brasil em 2018, foi de 12,4%.
Já a Land Rover perdeu sua quarta posição de 2017 para a Volvo. Porém, ao menos conseguiu um modesto crescimento em 2018: 5%.
CONHEÇA MEU PERFIL NO INSTAGRAM
Newsletter Jornal do Carro - Estadão
Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.