O interessante de acompanhar o ranking de vendas dia a dia, hábito que adquiri nos últimos anos, é observar como novidades do mercado podem mudar resultados em 24 horas. O novo Hyundai HB20 é um claro exemplo desse fenômeno.
Nos últimos dois meses, foram diversas as notícias sobre a queda de vendas do carro. Tradicional vice-líder de vendas nos últimos anos, o HB20 vinha perdendo para o Ka. Mais que isso: em setembro, ele foi apenas o quinto carro mais emplacado do País, resultado bem atípico.
LEIA TAMBÉM
Para piorar, nos primeiros dias de outubro chegou a amargar uma sétima posição, atrás até mesmo do Renegade. O que estaria ocorrendo com o HB20?
É claro que a aposta mais óbvia, quase certa, era fim de estoques, à espera do novo Hyundai HB20. Afinal, a capacidade da fábrica da montadora é limitada, e ela precisava de ajustes não apenas para a chegada do renovado hatch, mas também do sedã HB20S (em novembro).
Mas aí, outubro chegou, o novo Hyundai HB20 já havia sido apresentado e nada de as vendas decolarem. Pelo contrário: o carro recuava ainda mais no ranking, em relação a setembro.
Enquanto isso, o sedã Onix Plus, lançado simultaneamente, decolava em vendas. A resposta veio na semana passada, quando a Hyundai anunciou: o novo HB20 só começaria a ser vendido na última quinta-feira, 10 de outubro.
E, desde então, a volta por cima do modelo no ranking de vendas tem sido impressionante.
Escalada do novo Hyundai HB20
Entre os dias 1º e 14 de outubro, o novo Hyundai HB20 já aparece na terceira posição entre os mais vendidos. Agora, está atrás apenas do Chevrolet Onix e do Ford Ka.
Ou seja: em três dias de emplacamentos, o carro passou da sétima para a terceira posição do ranking.
No período, o modelo soma 3.350 emplacamentos, ante as 4.135 do Ka e as 8.689 do Onix.
LEIA TAMBÉM
A tendência é que se aproxime do Ka nos próximos dias. A diferença ainda é grande, mas não tão alta para o segmento de maior volume do País.
Além disso, boa parte dos modelos vendidos nos três primeiros dias pode ainda não ter sido emplacada. Na maioria dos casos, há um intervalo entre entrega e emplacamento.
Minha aposta, hoje, é que o novo Hyundai HB20 vai ultrapassar o Ka e fechar outubro na segunda posição do ranking de vendas. No embalo, vai aumentar a distância para o Ford no acumulado do ano. Ao final de setembro, ela era de menos de 800 unidades – para o Hyundai.
Novo Hyundai HB20 x Onix
Aqui também há uma chance concreta de o novo Hyundai HB20 se aproximar, no resultado mensal, do Onix. No acumulado do ano, o Chevrolet não pode mais ser alcançado.
Essa tendência ocorre porque a nova geração do Onix já foi revelada. O consumidor já sabe o que esperar delas – inclusive, conhece seus preços.
Então, há uma tendência a esperar pelo novo. Isso não ocorreu com o Prisma que, ás vésperas de sua substituição pelo Onix Plus, acabou batendo recorde de vendas.
No entanto, no período do recorde, o Onix Plus ainda não tinha sido revelado, diferentemente do que ocorre com o hatch de nova geração.
É possível que o hatch tenha muitas unidades em estoque e a Chevrolet use promoções para eliminar os últimos exemplares. Ainda assim, não tem como evitar que parte dos clientes esperem pelo novo, e rejeite o velho. Uma boa oportunidade para o novo Hyundai HB20 brilhar ainda mais. A conferir.
Vídeo da semana: conheça os detalhes do Fiat Argo Trekking
Newsletter Jornal do Carro - Estadão
Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.