Novo Jetta, Civic Touring, Corolla Altis, novo CR-V. Esses são alguns dos destaques da lista de carros que têm preços sem noção.
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Preços sem noção? Sim. Em outras palavras, preços altos demais. No geral, valores bem mais altos do que o carro realmente vale.
Querem mais um? Fácil. Volkswagen Up! e Golf.
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Aqui, estou listando apenas carros e versões de carros. Se formos considerar os preços dos veículos com opcionais, a lista não acabaria nunca mais.
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20º Honda HR-V
1.559 unidades vendidas
19º Toyota Hilux
1.577 unidades vendidas
18º Jeep Renegade
1.590 unidades vendidas
17º Volkswagen Virtus
1.613 unidades vendidas
16º Jeep Compass
1.627 unidades vendidas
15º Nissan Kicks
1.810 unidades vendidas
14º Renault Kwid
1.886 unidades vendidas
13º Toyota Corolla
1.927 unidades vendidas
12º Renault Sandero
1.992 unidades vendidas
11º Hyundai Creta
2.091 unidades vendidas
10º Volkswagen Saveiro
2.099 unidades vendidas
9º Fiat Toro
2.143 unidades vendidas
8º Fiat Strada
unidades vendidas
7º Volkswagen Polo
2.453 unidades vendidas
6º Fiat Argo
2.470 unidades vendidas
5º Chevrolet Prisma
2.816 unidades vendidas
4º Volkswagen Gol
3.629 unidades vendidas
3º Hyundai HB20
3.902 unidades vendidas
2º Ford Ka
4.236 unidades vendidas
1º Chevrolet Onix
8.056 unidades vendidas
Novo Jetta e outros sedãs
O problema do novo Jetta não é a versão de topo, R-Line. Por R$ 120 mil, ela não é muito mais cara que o Corolla Altis. Na verdade, custa R$ 1 mil a mais.
Portanto, nesse caso, absurdo é o preço do Corolla Altis. Ele não tem motor turbo, não tem controlador de velocidade de cruzeiro adaptativo, não tem painel virtual nem frenagem de emergência. E custa R$ 119 mil.
No caso do novo Jetta, o preço da versão de entrada, Comfortline, é o sem noção. Afinal, nenhum outro sedã médio começa em R$ 110 mil.
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O Corolla mais simples parte de R$ 90 mil, faixa semelhante à do Civic de entrada.
O Cruze, que tem motor semelhante ao do novo Jetta e apenas versão automática, como o rival, começa em pouco menos de R$ 97 mil (R$ 13 mil a menos).
Mais um indício do preço exagerado: na geração anterior, o carro com motor 1.4 turbo saía por cerca de R$ 95 mil. A alta, portanto, foi de mais de R$ 15 mil.
Mas quando o assunto é preço sem noção, poucos carros são capazes de superar o Civic Touring. A versão de topo custa mais de R$ 6 mil a mais que o novo Jetta R-Line.
Seu motor 1.5 é mais potente que o do VW: 173 cv contra 150 cv. No entanto, ele fica devendo alguns equipamentos. A seu favor, há o fato de ser o único dos quatro sedãs médios mais vendidos com suspensão independente na frente e atrás.
SUV com preço sem noção
O que você acha de pagar R$ 190 mil em um Honda CR-V? Ele é espaçoso sim. E tem um ótimo motor de 190 cv – o mesmo do Civic Touring, só que mais potente.
O preço é reflexo da alta do dólar. Trata-se da conversão do valor nos EUA, de onde é importado, mais impostos (entenda aqui). O consumidor, porém, não tem nada a ver com isso.
Afinal, dois dos principais rivais do CR-V vêm do México, não pagam 35% de imposto de importação e custam bem menos. O Tiguan topo de linha, muito mais bem equipado que o Honda, sai a R$ 180 mil. E o Equinox LTZ, também com lista de itens de série superior, é vendido por menos de R$ 160 mil.
Outros segmentos
Os carros da Volkswagen costumam ser mais caros que os da concorrência. O novo Jetta Comfortline é um exemplo disso.
Porém, modelos como Polo e Tiguan vieram com posicionamentos bem interessantes. Tão interessantes que o pequeno Up! ficou mais caro que o Polo.
O carrinho foi reposicionado e agora já sai de fábrica completinho: ar, direção, vidro, trava e outros mimos. O problema é o preço inicial: R$ 51.290 para um modelo subcompacto.
O Golf, que também passou por reposicionamento, perdeu a noção de vez. Quando tinha câmbio manual, ele começava na casa dos R$ 70 mil. Agora ele não tem mais; ganhou transmissão automática combinada ao propulsor 1.0 turbo de 128 cv. O preço inicial foi para R$ 91.790.
A versão Highline, que traz o 1.4 turbo, consegue ser ainda mais sem noção que o novo Jetta Comfortline: R$ 112.190.
Por fim, a Kia lançou hoje o sedã esportivo Stinger por R$ 350 mil. Promocionais. Após a promoção, a tabela vai subir para R$ 400 mil.
Não conheço o carro ainda, então fica difícil julgar o preço. Mas dá para imaginar pagar R$ 400 mil num Kia?
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