Alguns carros têm presenças avassaladoras em seus segmentos. E isso não é de hoje. Corolla, Compass e Onix fazem parte desse grupo. Aqui, porém, o assunto são os carros que estão “detonando” em 2018. Estão nessa turma o novo VW Polo, o Kwid e o Kicks. O Ka merece menção honrosa.
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Os quatro modelos começaram 2018 de maneira muito contundente em vendas. O novo Polo logo se tornou o carro mais emplacado da Volkswagen. O Kwid, a partir de fevereiro, começou uma incrível escalada rumo ao topo do ranking.
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O Kicks começou o ano tirando a vice-liderança dos SUVs compactos do Creta. Ele foi ganhando espaço e, em março, tornou-se o utilitário-esportivo mais vendido do Brasil, superando até o Compass (que é médio).
Já o Ka vem ganhando vantagem na briga pela vice-liderança geral com o HB20. Porém, ele tem, nessa análise, apenas uma menção honrosa por um motivo simples: vai mudar em breve.
E o que isso significa? O modelo está com ótimas condições para compra, possivelmente com o objetivo de “desovar” os estoques da linha atual.
NOVO VW POLO
Em sua estreia, em novembro, o novo VW Polo surpreendeu com vendas muito fortes. A expectativa era de que esse resultado fosse fruto do programa de pré-venda oferecido pela VW.
Não foi. O sucesso logo se mostrou sustentável. Desde então, o novo VW Polo só vem, mês a mês, ganhando espaço no mercado. Em pouco tempo, tornou-se o Volkswagen mais vendido do Brasil.
No ranking geral, o novo VW Polo foi, no primeiro trimestre, o quatro carro mais vendido do Brasil (17.721 emplacamentos). Um feito e tanto. Como exemplo, o atual líder, Onix, demorou muito para deslanchar em vendas.
Mais que isso: o novo VW Polo não “derrubou” os emplacamentos do Gol (sexto mais vendido no ano). Com isso, está alavancando a Volkswagen em sua jornada rumo à liderança de vendas.
Em março, a montadora conseguiu reduzir sua distância para a líder Chevrolet para menos de 2 mil unidades. Nos meses anteriores, o “abismo” era de cerca de 8 mil carros.
Quais são os méritos do novo VW Polo? Mesmo tendo preços um pouco mais altos que os dos rivais, a diferença compensa. O carro tem plataforma moderna, motores econômicos e eficientes e tecnologias que os concorrentes não oferecem. A fórmula está dando certo.
VEJA TAMBÉM: OS CARROS ‘FLEX’ COM OS MAIORES CONSUMOS DE COMBUSTÍVEL
10º Jeep Renegade 1.8 A/T - 7,05 km/l
Listamos os dez carros flexíveis mais gastões do Brasil. Os dados são com etanol, e o consumo considerado é o médio (cidade-estrada). As informações sobre o consumo foram divulgadas pelo Conpet, do Inmetro, por meio do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular.
9º Renault Captur 2.0 A/T - 6,75 km/l
Listamos os dez carros flexíveis mais gastões do Brasil. Os dados são com etanol, e o consumo considerado é o médio (cidade-estrada). As informações sobre o consumo foram divulgadas pelo Conpet, do Inmetro, por meio do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular.
9º Kia Sportage - 6,75 km/l
Listamos os dez carros flexíveis mais gastões do Brasil. Os dados são com etanol, e o consumo considerado é o médio (cidade-estrada). As informações sobre o consumo foram divulgadas pelo Conpet, do Inmetro, por meio do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular.
9º Renault Oroch - 6,75 km/l
Listamos os dez carros flexíveis mais gastões do Brasil. Os dados são com etanol, e o consumo considerado é o médio (cidade-estrada). As informações sobre o consumo foram divulgadas pelo Conpet, do Inmetro, por meio do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular.
8º Fiat Doblò 1.8 - 6,7 km/l
Listamos os dez carros flexíveis mais gastões do Brasil. Os dados são com etanol, e o consumo considerado é o médio (cidade-estrada). As informações sobre o consumo foram divulgadas pelo Conpet, do Inmetro, por meio do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular.
7º Renault Duster 2.0 A/T - 6,55 km/l
Listamos os dez carros flexíveis mais gastões do Brasil. Os dados são com etanol, e o consumo considerado é o médio (cidade-estrada). As informações sobre o consumo foram divulgadas pelo Conpet, do Inmetro, por meio do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular.
6º Jeep Compass 2.0 - 6,35 km/l
Listamos os dez carros flexíveis mais gastões do Brasil. Os dados são com etanol, e o consumo considerado é o médio (cidade-estrada). As informações sobre o consumo foram divulgadas pelo Conpet, do Inmetro, por meio do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular.
6º Ford EcoSport 2.0 - 6,35 km/l
Listamos os dez carros flexíveis mais gastões do Brasil. Os dados são com etanol, e o consumo considerado é o médio (cidade-estrada). As informações sobre o consumo foram divulgadas pelo Conpet, do Inmetro, por meio do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular.
5º Fiat Toro 1.8 - 6,25 km/l
Listamos os dez carros flexíveis mais gastões do Brasil. Os dados são com etanol, e o consumo considerado é o médio (cidade-estrada). As informações sobre o consumo foram divulgadas pelo Conpet, do Inmetro, por meio do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular.
4º Chevrolet S10 2.5 A/T - 5,6 km/l
Listamos os dez carros flexíveis mais gastões do Brasil. Os dados são com etanol, e o consumo considerado é o médio (cidade-estrada). As informações sobre o consumo foram divulgadas pelo Conpet, do Inmetro, por meio do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular.
3º Mitsubishi L200 2.4 - 5,35 km/l
Listamos os dez carros flexíveis mais gastões do Brasil. Os dados são com etanol, e o consumo considerado é o médio (cidade-estrada). As informações sobre o consumo foram divulgadas pelo Conpet, do Inmetro, por meio do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular.
2º Ford Ranger 2.4 - 5,15 km/l
Listamos os dez carros flexíveis mais gastões do Brasil. Os dados são com etanol, e o consumo considerado é o médio (cidade-estrada). As informações sobre o consumo foram divulgadas pelo Conpet, do Inmetro, por meio do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular.
1º Toyota SW4 M/T - 5,1 km/l
Listamos os dez carros flexíveis mais gastões do Brasil. Os dados são com etanol, e o consumo considerado é o médio (cidade-estrada). As informações sobre o consumo foram divulgadas pelo Conpet, do Inmetro, por meio do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular.
1º Toyota Hilux M/T - 5,1 km/l
Listamos os dez carros flexíveis mais gastões do Brasil. Os dados são com etanol, e o consumo considerado é o médio (cidade-estrada). As informações sobre o consumo foram divulgadas pelo Conpet, do Inmetro, por meio do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular.
RENAULT KWID
Em setembro do ano passado, seu primeiro mês cheio de vendas, o Kwid surpreendeu o mercado. Foi o segundo mais emplacado do País.
Logo depois, veio um recall envolvendo todas as unidades, que prejudicou as entregas do modelo. Porém, no início de fevereiro, a Renault anunciou ampliação da produção do carro, para atender a crescente demanda do mercado.
O resultado foi imediato. Já naquele mês, o Kwid foi o quinto modelo mais emplacado do Brasil. Em março, o carrinho repetiu o bom desempenho.
O principal mérito do Kwid é o preço, abaixo do sugerido para os dois principais rivais, Up! e Mobi. Além disso ele oferece mais espaço interno e um motor bem econômico.
Eu, particularmente, prefiro o Up! É mais carro em todos os sentidos, da construção ao motor, com destaque para a dirigibilidade. O brasileiro que compra carro de entrada, porém, é mais racional.
Por que pagar mais por um modelo com relação preço-equipamentos pior? Nesse aspecto, o Kwid dá um “baile” no Up!
No primeiro trimestre de 2018, foram vendidos 13.687 Kwid. O Mobi somou 12.335 emplacamentos (mas vem perdendo espaço nos últimos dois meses). O Up! teve apenas 4.908 vendas no período.
NISSAN KICKS
O Kicks foi lançado no Brasil em 2016, mas só em 2017 passou a ser produzido no País. Foi nessa fase que ganhou volume e versões mais em conta – antes, havia só a SL, que passou a ser a de topo.
Desde a nacionalização, o Kicks foi ganhando espaço gradualmente no mercado. Até chegar ao mês de março, quando conseguiu ser o SUV mais vendido do País.
O Kicks tem como ponto negativo o fraco motor 1.6 flexível. De resto, é tão espaçoso quanto HR-V e Creta, referências no segmento.
Seu acabamento interno é forte candidato a melhor do segmento. Além disso, traz central multimídia intuitiva e tecnologias exclusivas, como câmera 360° e controle de chassi. Leia aqui mais detalhes sobre a briga entre Kicks e Creta.
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