Alguns carros têm presenças avassaladoras em seus segmentos. E isso não é de hoje. Corolla, Compass e Onix fazem parte desse grupo. Aqui, porém, o assunto são os carros que estão “detonando” em 2018. Estão nessa turma o novo VW Polo, o Kwid e o Kicks. O Ka merece menção honrosa.
LEIA TAMBÉM
Os quatro modelos começaram 2018 de maneira muito contundente em vendas. O novo Polo logo se tornou o carro mais emplacado da Volkswagen. O Kwid, a partir de fevereiro, começou uma incrível escalada rumo ao topo do ranking.
CONFIRA O PERFIL DA AUTORA DO BLOG NO INSTAGRAM
O Kicks começou o ano tirando a vice-liderança dos SUVs compactos do Creta. Ele foi ganhando espaço e, em março, tornou-se o utilitário-esportivo mais vendido do Brasil, superando até o Compass (que é médio).
Já o Ka vem ganhando vantagem na briga pela vice-liderança geral com o HB20. Porém, ele tem, nessa análise, apenas uma menção honrosa por um motivo simples: vai mudar em breve.
E o que isso significa? O modelo está com ótimas condições para compra, possivelmente com o objetivo de “desovar” os estoques da linha atual.
NOVO VW POLO
Em sua estreia, em novembro, o novo VW Polo surpreendeu com vendas muito fortes. A expectativa era de que esse resultado fosse fruto do programa de pré-venda oferecido pela VW.
Não foi. O sucesso logo se mostrou sustentável. Desde então, o novo VW Polo só vem, mês a mês, ganhando espaço no mercado. Em pouco tempo, tornou-se o Volkswagen mais vendido do Brasil.
No ranking geral, o novo VW Polo foi, no primeiro trimestre, o quatro carro mais vendido do Brasil (17.721 emplacamentos). Um feito e tanto. Como exemplo, o atual líder, Onix, demorou muito para deslanchar em vendas.
Mais que isso: o novo VW Polo não “derrubou” os emplacamentos do Gol (sexto mais vendido no ano). Com isso, está alavancando a Volkswagen em sua jornada rumo à liderança de vendas.
Em março, a montadora conseguiu reduzir sua distância para a líder Chevrolet para menos de 2 mil unidades. Nos meses anteriores, o “abismo” era de cerca de 8 mil carros.
Quais são os méritos do novo VW Polo? Mesmo tendo preços um pouco mais altos que os dos rivais, a diferença compensa. O carro tem plataforma moderna, motores econômicos e eficientes e tecnologias que os concorrentes não oferecem. A fórmula está dando certo.
VEJA TAMBÉM: OS CARROS ‘FLEX’ COM OS MAIORES CONSUMOS DE COMBUSTÍVEL
RENAULT KWID
Em setembro do ano passado, seu primeiro mês cheio de vendas, o Kwid surpreendeu o mercado. Foi o segundo mais emplacado do País.
Logo depois, veio um recall envolvendo todas as unidades, que prejudicou as entregas do modelo. Porém, no início de fevereiro, a Renault anunciou ampliação da produção do carro, para atender a crescente demanda do mercado.
O resultado foi imediato. Já naquele mês, o Kwid foi o quinto modelo mais emplacado do Brasil. Em março, o carrinho repetiu o bom desempenho.
O principal mérito do Kwid é o preço, abaixo do sugerido para os dois principais rivais, Up! e Mobi. Além disso ele oferece mais espaço interno e um motor bem econômico.
Eu, particularmente, prefiro o Up! É mais carro em todos os sentidos, da construção ao motor, com destaque para a dirigibilidade. O brasileiro que compra carro de entrada, porém, é mais racional.
Por que pagar mais por um modelo com relação preço-equipamentos pior? Nesse aspecto, o Kwid dá um “baile” no Up!
No primeiro trimestre de 2018, foram vendidos 13.687 Kwid. O Mobi somou 12.335 emplacamentos (mas vem perdendo espaço nos últimos dois meses). O Up! teve apenas 4.908 vendas no período.
NISSAN KICKS
O Kicks foi lançado no Brasil em 2016, mas só em 2017 passou a ser produzido no País. Foi nessa fase que ganhou volume e versões mais em conta – antes, havia só a SL, que passou a ser a de topo.
Desde a nacionalização, o Kicks foi ganhando espaço gradualmente no mercado. Até chegar ao mês de março, quando conseguiu ser o SUV mais vendido do País.
O Kicks tem como ponto negativo o fraco motor 1.6 flexível. De resto, é tão espaçoso quanto HR-V e Creta, referências no segmento.
Seu acabamento interno é forte candidato a melhor do segmento. Além disso, traz central multimídia intuitiva e tecnologias exclusivas, como câmera 360° e controle de chassi. Leia aqui mais detalhes sobre a briga entre Kicks e Creta.
Newsletter Jornal do Carro - Estadão
Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.